Anuciando Esperança Que em Breve Jesus Voltará

Menina de 9 anos engravida


Grávida de gêmeos, menina será acompanhada por médicos e psicólogos.

Um homem foi preso em Alagoinha (PE), na quinta-feira (26), suspeito de abusar da enteada de 9 anos. A garota está grávida de gêmeos.

Segundo a polícia, a criança sofria abusos desde o seis anos. O homem também mantinha relações com a enteada mais velha, uma adolescente de 14 anos.

A gravidez foi descoberta depois que a criança se queixou de dores e foi levada pela mãe à Casa de Saúde São José, em Pesqueira (PE). No hospital, os médicos descobriram que a garota estava na 16ª semana de gestação.

De acordo com a polícia, a mãe não sabia dos abusos sofridos pela filha, que só teria contado sobre o caso depois da descoberta da gravidez. Os médicos classificam a gestação da menina como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos.

Segundo a polícia, o homem foi detido quando se preparava para fugir para a Bahia. Ele estava escondido em um matagal, em Alagoinha.

O Ministério Público está tomando as providências sobre o caso. Segundo a promotora de Justiça Jeanne Bezerra, a criança será acompanhada por médicos, por causa da gravidez de risco, e psicólogos.

“Vamos dar um encaminhamento judicial e ajudar a polícia nas investigações”, afirmou a promotora.
Fonte: globo.com

O Dom de Línguas - 1a. parte



Uma análise mais aprofundada sobre a “evidência” do batismo com o Espírito Santo deixa claro que não há UM SINAL específico, único, que simbolize tal batismo.

O grande e verdadeiro SINAL é a vida transformada (cf. Gál. 5:22-23).

Relatos de recebimento do Espírito Santo, sem a menção de que falaram em línguas Há 9 passagens no livro de Atos que tratam sobre pessoas “cheias” do Espírito Santo, mas nenhuma delas fala do dom de línguas:

4:8 - Pedro perante o Sinédrio
4:31 - Igreja em oração pela libertação de Pedro
6:3 - Escolha dos diáconos
6:5 - Descrição de Estêvão
7:55 - Estêvão perante os líderes judaicos
9:17 - Imposição de mãos sobre Paulo
11:24- Descrição de Barnabé
13.9 - Paulo perante Elimas
13:52- Relato sobre os discípulos



O sinal do batismo no Espírito Santo


No Novo Testamento, a evidência do recebimento do Espírito não reside no fenômeno extático exterior, passível de enganosa imitação, mas na conversão do homem a Jesus Cristo, com seus respectivos frutos (Gálatas 5:22-26).

Quando ocorreu o dom de línguas no NT ele era como um sinal dentre outros. Este dom não veio como conseqüência de uma busca determinada, mas como surpresa (Atos 10:45). O dom não era esperado, exigido nem procurado, como fazem os pentecostais hoje.

Nosso máximo exemplo – Jesus – em nenhum momento do Seu ministério falou em “línguas estranhas” para provar que era cheio do Espírito.

O verdadeiro “sinal” da plenitude do Espírito na vida do crente é:

Atos 2:42-47; 4:32-37 - Desprendimento, amor, comunhão, zelo pela obra do Senhor.
Romanos 5:5-6 - Amor a Deus e a Seus filhos
1João 5:2-3 - Obediência

O DOM DE LÍNGUAS E SUA NATUREZA
ATOS 2

O Espírito Santo foi derramado no Pentecoste, e não antes, porque o ministério do Espírito não havia ainda sido iniciado (João 7:39; Atos 2:33). O ministério do Espírito só iniciou após a glorificação de Jesus como Vencedor sobre a morte.

Pedro estava naquela ocasião em um momento especial para a disseminação do Evangelho. Estavam em Jerusalém milhares de judeus vindos de diversas partes do mundo (v. 5), e aquela seria a ocasião propicia para falar de Jesus para eles. Mas como isso ocorreria, uma vez que eles falavam diferentes idiomas (vv. 6-11)?

Deus, então, dotou o apóstolo da capacidade sobrenatural de pregar o evangelho de uma maneira que todos os diferentes grupos linguísticos compreendessem e pudessem aceitar a mensagem. E foi o que aconteceu.

Pedro pregou e cada pessoa ali presente o ouviu falar em sua própria língua, ou seja, o dom concedido em Atos 2 não foi uma “língua estranha” ou “língua dos anjos”, incompreensível. Mas foi, sim, a capacidade de falar no idioma da pessoa que estava necessitando da mensagem de salvação. E qual foi o resultado? Veja no verso 41.

ATOS 10

Deus já havia concedido a Pedro uma revelação sobre o preconceito religioso que ainda estava presente no coração dos judeus, inclusive dele próprio (Atos 10:9-16, 28).

Após receber a visita de pessoas enviadas por Cornélio, Pedro vai ter com ele, porém leva “alguns irmãos”, para servirem de testemunha da conversão do militar gentio (v. 23).
Ao chegarem lá, Pedro compreende o significado da visão sobre o lençol, pois ele percebeu que a mensagem do evangelho deveria alcançar todas as pessoas, de todas as nações, independentemente de raças (vv. 28 e 34).

Após Pedro pregar sobre Jesus e confirmar a conversão do centurião, o Espírito desce sobre os que ouviam o apóstolo, deixando os discípulos judeus “admirados” (v. 44-45), pois viam Cornélio e outros falando em línguas, “engrandecendo a Deus” (v. 46). Imediatamente eles reconheceram que ali estavam pessoas féis a Deus, e concluíram a festa com o batismo de Cornélio nas águas.

O dom de línguas aqui serviu para quebrar o preconceito que os judeus tinham sobre a aceitação de gentios no Reino de Deus. Tanto é assim, que a Igreja da Judéia ficou querendo mais informações sobre o ocorrido (Atos 11:1-18), e Pedro teve a oportunidade de testemunhar do que ele havia visto com seus próprios olhos.

Como militar romano, Cornélio também poderia usar o dom de falar em outros idiomas para difundir a mensagem do evangelho em suas viagens pelo Império.

ATOS 19
Paulo faz um breve questionamento aos discípulos que encontrou em Éfeso, e percebe que eles receberam um batismo “pobre”, pois não possuíam nenhum conhecimento sobre o Espírito Santo (Atos 19:1-3).

Paulo os orienta, acrescentando o ensino verdadeiro sobre a salvação em Jesus Cristo, e eles recebem o batismo no Espírito Santo, com a manifestação do dom de falar em línguas (v. 6).

Assim como no caso de Cornélio, o dom serviu para ajudar aqueles discípulos a pregarem o Evangelho naquela cidade, conhecida pela importância do seu porto, e pela grande passagem de pessoas de todas as regiões, e de outras nações também.

“Foram então batizados em nome de Jesus; e impondo-lhes Paulo as mãos, receberam também o batismo no Espírito Santo que os capacitou a falar as línguas de outras nações, e a profetizarem”. - Atos dos Apóstolos, p. 283.
Fonte: advir.com

Eles Abrilhantaram a Campal 2009





Uma das mais belas concentrações espirituais que a Igreja adventista do Sétimo Dia, realizou nos últimos anos, a Campal 2009 na bela cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco, contou com nomes consagrados na música gospel adventista, o Quarteto Communios e o cantor Leonardo Gonçalves abrilhantaram com seus louvores, agradaram o público jovem que esteve presente, mas a grande atração do encontro foi sem sombra de dúvidas o Cânticos e Louvor(Grupo Paranaense) desconhecido para muitos em pernambuco que com muita humildade levou a todo um louvor inspirado fazendo com que todos sentissem a presença de Deus no meio do povo.

Na Venezuela, adventistas continuam buscas pelo avião médico desaparecido


O piloto-missionário adventista Robert Norton com sua esposa Neiba dirigia a Aviação Médica Adventista com base em Gran Sabana, Venezuela. O avião deles desapareceu na região sudeste da Venezuela na segunda-feira, 16 de fevereiro. [foto de cortesia da AMA]
Os adventistas do sétimo dia continuam as buscas de um avião medico missionário que desapareceu na segunda-feira, dia 16 de fevereiro nas selvas de La Gran Sabana, vasta área na região sudeste da Venezuela.

O avião Cessna 182N pilotado por Robert Norton, que atua como voluntário para a Avião Médica Adventista (AMA) na Venezuela, pode ter enfrentado condições climáticas desfavoráveis após ter alçado vôo da comunidade de Carun, a caminho da comunidade de Bethel.

Havia no avião também seis passageiros: Neiba Norton, esposa do piloto, Gladis Zerpa, uma professora adventista; uma mulher que acompanhava o filho de 14 anos de idade e outra senhora que viajava com um filho pequeno.

"Nossa Igreja sente-se muito abalada com as notícias dessa tragédia", declarou Rodolfo Escobar, diretor de comunicação da denominação na Venezuela.

Escobar disse que os membros da Igreja em Gran Sabana começaram as buscas do avião desaparecido tão logo souberam do fato. O Instituto Nacional de Aviação Civil, juntamente com várias organizações de resgate aéreo não-governamentais, começaram imediatamente suas buscas, mas interromperam após 72 horas.

A Igreja prosseguiu hoje as buscas na área em contrato com organizações de resgate.

Escobar declarou que havia vários relatos de moradores em aldeias adjacentes à área de Carun que ouviram os motores do avião silenciarem em algum ponto durante uma tempestade.

"Formamos grupos para buscas aéreas e vários grupos a pé para pesquisar a região onde se ouviu pela última vez comunicação do aparelho", declarou Escobar.

O piloto Norton tinha mais de 20 anos de experiência de vôo. Pelos últimos oito anos ele tinha estado servindo como diretor da AMA Venezuela, que tem base no campus da Escola Adventista de Gran Sabana, em Santa Elena de Uairén, Estado de Bolivar. Sua esposa Neiba era enfermeira registrada e trabalhava com indígenas da região.

A AMA é um projeto internacional estabelecido a cerca de 12 anos. A AMA providencia transporte médico de emergência e apoio evangelístico a dezenas de aldeias que de outro modo seriam inacessíveis.

Fonte: Advir News

Avião com 134 a bordo cai na holanda




Um avião de passageiros da Turkish Airlines com 134 pessoas a bordo caiu próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, a cerca de 20 km do centro de Amsterdã, nesta quarta-feira (25), deixando ao menos 20 feridos.

As autoridades do aeroporto disseram que uma pessoa morreu no acidente, mas a informação foi desmentida pelo ministro turco de Transportes, Binali Yildirim, e pela empresa.

Candan Karlitekin, chairman da empresa, disse que havia 127 passageiros -inclusive um bebê de colo- e sete tripulantes a bordo. Inicialmente, o aeroporto havia informado que 135 pessoas estavam na aeronave

Segundo Karlitekin, os passageiros que ficaram feridos estavam na parte traseira da aeronave.

O acidente ocorreu durante uma tentativa de pouso, próximo ao aeroporto. O avião, um Boeing 737-800, voo TK 1951, vinha da cidade turca de Istambul e partiu-se em três partes


Equipes de resgate agem após queda de avião nesta quarta-feira (25) em Amsterdã. (Foto: AFP)
Fonte: Gobo.com

Festa Espiritual em Garanhuns



Acabamos de chegar da cidade de Garanhuns-PE, onde foi realizada a maior "Festa" Espiritual dos Adventistas do Sétimo Dia, a Campal 2009,foram momentos de alegria, reencontro de amigos, mas acima de tudo um verdadeiro encontro com Deus, o Pastor Luiz Gonçalves (foto), foi o palestrante oficial, com uma mensagem apocalíptica, mostrou a brevidade da volta de jesus, levando o povo a refexão da necessidade de um encontro urgente com Deus.

Adventistas participarão da campal 2009


Jovens da Igreja Adventista do sétimo Dia, irão participar na cidade de Garanhuns-PE, da Campal 2009, que é um dos maiores eventos realizados pela Igreja no estado de Pernambuco, será no período de carnaval, começando hoje 20 de fevereiro com o término na terça-feira dia 24, estará presente o Pr. Luiz Gonçalves, evangelista a mais de 20 anos no estado de São Paulo, na parte musical o Cantor Leonardo Gonçalves, o Quarteto Communion e muitas outra atrações. O Blog Advir Santa Cruz também se fará Presente e enviará notícias direto de garanhuns. Um forte abraço a todos.

Oração salva vidas



Aquele dia pensei que seria o último da minha vida. Eu tinha 15 anos e achava que era cedo demais para morrer. Tinha muitas coisas para fazer ainda, uma delas era casar! Não poderia morrer sem casar, não seria justo! Mas aquele dia foi aterrorizante. Nuvens negras e pesadas cobriam o céu em 360 graus, raios rasgavam o céu. Os trovões eram tão fortes que sentíamos o chão tremer. Ao meu lado, Patrick, um grande amigo. E também o rapaz mais engraçado que conheci na vida. Mas, naquele dia eu só via pânico no seu rosto. O meu não deveria estar muito diferente. Cada um de nós agarrado a um coqueiro. Presos por esta tempestade, numa ilha, em Balneário Camboriú-SC. Sério, você não gostaria de estar naquela ilha aquele dia.

Mas, como você já deve ter percebido, eu não morri. A tempestade passou e eu até pude casar! Com certeza, você já deve ter presenciado uma tempestade destas. Não é nada bonito. O dia fica escuro de um momento para o outro e as mães saem correndo para tirar a roupa do varal. Alguns correm para fechar as janelas e outros ainda não fazem nada, ficam apenas vendo a correria de outros!

Você sabe o que eu vou falar agora! Em nossa vida familiar também enfrentamos tempestades. Como você tem reagido a isso? Foge? Finge que nada está acontecendo e vai para o seu quarto? Tenta resolver os conflitos? De que forma faz isso? Quando Jesus andou entre nós enfrentou muitos tipos de tempestades. Tempestades literais, emocionais, religiosas, espirituais, teológicas e muitas outras. Jesus vivia encharcado de problemas. Mas Ele sempre enfrentou da mesma maneira. Ele orava. Há um pensamento que diz que não existe tempestade que dure para sempre.

A oração nos ajuda a passarmos por elas. A oração não é um guarda-chuva que nos impede de nos molharmos nas tempestades, mas é a segurança de que sairemos delas com vida! Será que está chovendo hoje na sua vida? Não sei, mas se está fique tranqüilo, quando menos esperar as nuvens vão passar e você verá que Deus estava guardando um céu lindo para você! E nunca se esqueça: quando Jesus voltar secará para sempre nosso corpo, alma e lágrimas!

Fonte:www.lugardepaz.org.br

Tornado destroi escola adventista nos EUA



EUA: tornado destroi escola adventista no Oklahoma



O nome na frente é praticamente tudo quanto permanece da Academia Adventista de Ardmore, em Ardmore , Oklahoma, cidade localizada a 130 km da capital do Estado, Oklahoma City.

Os livros da biblioteca ainda permanecem nas prateleiras da Academia Adventista de Ardmore, após o tornado de 10 de fevereiro.

Um tornado destruiu a Academia Adventista de Ardmore em 10 de fevereiro, destruindo o edifício escolar e uma horta de castanhas próxima, relatou a 'Adventist Review". Não houve pessoas feridas.

As aulas serão reiniciadas numa Igreja cerca de sete quilômetros de distância a partir de 16 de fevereiro. Ardmore fica a cerca de 130 km de Oklahoma City, capital estadual.

Adventistas visitam Hospital Municipal




A ADRA Agência Adventista de Recursos Assistenciais em Santa Cruz do Capibaribe, visitou os enfermos e mulheres que ganharam bebê no Hospital Municipal levando o conforto e a Palavra de Deus, além de um kit-higiênico para cada um deles, demontrando carinho e atenção os enfermos tiveram momentos de reflexão e puderam aprender de que mesmo no sofrimento, Deus preocupa-se com eles e quer dar-lhes esperança para uma vida melhor.

Menina morre em igreja com descarga elétrica no microfone

Uma menina de 10 anos, que participava do ensaio de um grupo de jovens da Assembléia de Deus, recebeu uma descarga elétrica no microfone da igreja e acabou falecendo. A tragédia aconteceu nesse sábado, 14, em Camaragibe, no Grande Recife.

Damaris Pereira da Silva ainda foi levada para Centro Médico (Cemec) do bairro, mas morreu poucos minutos depois de dar entrada na unidade de saúde.

Testemunhas disseram que a garota cantava com outros dois colegas quando recebeu o choque, caindo no chão em seguida. No momento do acidente, a mãe e o irmão de Damaris também estavam na igreja e presenciaram o momento em que a menina sofreu a descarga elétrica.

Ela fazia parte da União dos Adolescentes da Assembléia de Deus. Ela ensaiava músicas religiosas para cantar na noite do último sábado em um culto na cidade de Primavera, na Zona da Mata pernambucana.

Parentes de vítima isentam templo de culpa

“Um chamado de Deus.” Dessa forma, a família da adolescente Damaris Pereira da Silva, 10 anos, justificou a morte precoce da menina. Bastante abalados com o fato, os parentes da criança procuraram isentar a igreja de culpa pelo acidente. Segundo eles, não há provas de que o microfone já havia dado choques em outras pessoas anteriormente.

A avó da garota, a aposentada Gedida Pereira, afirmou que testes foram realizados no equipamento de som após a morte de Damaris.

“Não existe essa história de que o microfone sempre deu choque. Um advogado da igreja fez alguns testes e o microfone não deu choque nenhum. Quando Deus chama, meu filho, é assim”, destacou a aposentada.

Uma tia da garota, que não quis se identificar, também usou o discurso do chamado de Deus. “Deus trabalha dessa forma. É diferente do meu trabalho e do seu. Deus viu que aquela menina era especial e terminou levando ela para ficar ao lado dele”, disse.

Ontem à tarde, parentes, amigos e dezenas de fiéis da igreja que Damaris fazia parte deram o último adeus à menina. O sepultamento da criança aconteceu às 16h, no Cemitério de Camaragibe.

Fonte: JC Online

Pode uma mulher Cristã usar calça comprida?


No final da década de 50 a mulher não usava calça comprida, nem botas e outros acessórios de vestuário feminino comuns hoje. Este costume foi mudado na década de 60, onde a calça comprida também passou a fazer parte do vestuário das mulheres.

Com essa mudança surgiu uma questão: seria correto a mulher usar calça comprida que até então era um costume somente dos homens?
O texto mais citado por aqueles que proíbem o uso de calça para as mulheres é Deut. 22:5: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus.”
Este texto se refere, segundo seu contexto histórico, à roupas íntimas, pois na época o vestuário era praticamente o mesmo para ambos os sexos (geralmente a túnica). A idéia do texto é proibir o homossexualismo, e não proibir calça comprida para as mulheres ou qualquer tipo de vestuário específico. A verdade é que nesta época nem havia calça comprida como as de hoje, então, como dizer que esse verso as proíbe?
Deus não está preocupado com formas, mas com princípios. Não importa se um pedaço de pano é usado como saia ou calça, o que interessa é se é modesto, econômico, saudável e descente – esses são os princípios que a Bíblia e o Espírito de Profecia defendem.
A calça comprida não é proibida pela Palavra de Deus ou pelo Espírito de Profecia, mas segundo os princípios cristãos, não deve ser muito apertada a ponto de mostrar as formas do corpo e comprometer a saúde. Ela deve ser confortável e apropriada a cada sexo.
Em muitos casos, ela é indispensável, principalmente em esportes ou atividades físicas e sociais, mas deve se observar essas questões.
A verdade é que as calças femininas hoje não são, na sua maioria, apropriadas, pois são muito justas e sensuais. Porém há calças descentes, modestas e sociais, ou seja, em conformidade com os princípios da Bíblia e do Espírito de Profecia.
Hoje existem saias que são transparentes ou curtas demais. Mas nem por isso podemos generalizar e proibir o uso de saias. Assim também devemos ter sabedoria para distinguir uma calça apropriada e uma que não seja, e não proibi-la enfaticamente.
Até um tempo atrás poderíamos dizer que a calça comprida para mulheres era um vestuário de estilo não social, por isso seu uso era desaconselhado em atividades sociais. Hoje porém a calça já foi inserida nos trajes sociais finos e executivos. É comum ver uma mulher com calça social e blazer desempenhando atividades executivas e administrativas, onde o vestuário usado por homens na mesma função é o terno e gravata.
A Igreja Adventista faz uso, em vários níveis da organização, de calças compridas femininas (de acordo com os princípios que ela defende para qualquer vestuário) para usos específicos como colportagem e educação (alunos e professores).
Fonte: www.advir.com

Nasceu um Menino Homem



Todas as vezes que nascia um filho homem na casa de meu pai, ele cantava uma canção antiga cuja estrofe dizia o seguinte: "Mais lá em casa nasceu um menino homem, eu já escolhi seu nome vai ser Jeová". Meu pai queria dizer em outras palavras, que não tinha nascido apenas uma pessoa do sexo masculino, mas um Homem em todos os sentidos,com caráter,personalidade, e comportamento que a sociedade reconhecesse como um homem digno de respeito.A bíblia diz em prov. 22:06 "ensina o menino no caminho em que deve andar e ainda quando envelhecer não se desviará dele". Pois é hoje gostaria de Homenagear o meu filho Wellington, que tive o privilégio de ensinar a ele o caminho do Senhor e até agora a promessa de Deus continua: ele não se desviou do caminho e eu tenho orgulho de onde quer que passo as pessoas dizem: este teu menino é um homem. Parabéns meu filho, você nos dá muita alegria, "Mais lá em casa nasceu um menino homem eu já escolhi seu nome vai ser Wellington".

Pai incentiva filho de 13 anos a fumar maconha



Escuta telefônica grava pai incentivando filho de 13 anos a fumar maconha

Ele é um dos presos durante operações da Polícia Federal.PF acredita que quadrilhas movimentavam até R$ 1 milhão por mês.



Uma gravação telefônica autorizada pela Justiça na investigação da Polícia Federal mostra um pai, de 30 anos, incentivando o filho, de 13, a fumar maconha. Ele foi um dos 55 presos durante as operações Nocaute e Trilha, deflagradas pela PF, na quarta-feira (11), no Rio e em outros oito estados, além do Distrito Federal.
Semanas antes da prisão, o pai ouve o filho dizer que esteve na casa da mãe para usar droga.

Filho: “Eu fui lá fumar maconha com a minha mãe”.
Pai: “Ah, para, velho!”
Filho: “Eu ‘tô’ doidão”.
Pai: “Tô sabendo...”
Filho: “Eu falei assim: se eu não for lá com você, eu vou experimentar com outra gente”.
Pai: “Não, ‘tá’ certo”.
Filho: “Ela disse que se for para fumar maconha, para fumar com ela”.
Pai: “É, e comigo, ou então comigo”.
A reação do pai surpreendeu policiais responsáveis pela investigação e levanta novos questionamentos sobre o papel dos pais na orientação dos filhos, para evitar que eles se percam no mundo das drogas. “Eu percebo um equívoco nos familiares que acreditam que liberando o uso de substâncias para os seus filhos próximos a si, eles têm controle sobre esse uso. Isto não é verdade”, comentou o psiquiatra especialista em dependência química, Jorge Jaber. Segundo a Polícia Federal, o aumento no número de prisões de jovens de classe média está diretamente ligado ao crescimento do consumo de drogas sintéticas, como o ecstasy.
Fonte: globo.com

Nota: É lamentável este tipo de comportamento de alguém que deveria dar bons exemplos para o filho, visto que o pai é o espelho para o filho, neste caso, ele está deixando refletir uma imagem desagradável que irá levar o filho para um futuro de destruição física, mental e espiritual.




As mãos de Jesus



Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas Tuas mãos?, responderá Ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos Meus amigos. Zacarias 13:6, ARA
Na aula de religião dessa manhã, o professor contou a história de uma garota que tinha vergonha das mãos de sua mãe. Fiquei impressionada.
Geralmente as mãos femininas são mais bonitas que as mãos masculinas. Mas as mãos dessa senhora eram muito feias. Retorcidas e tortas, fazia com que a filha morresse de vergonha quando suas amigas estavam por perto.
Um dia, percebendo o embaraço da filha, a mãe decidiu contar o que acontecera.
“Quando você era bebê”, disse a mãe, “morávamos em um sobrado de madeira. Os quartos ficavam na parte superior. Uma noite, fomos acordados com a casa pegando fogo. No desespero por salvar a vida, todos fugiram. Esquecemos você no berço. As chamas eram altas e ninguém teve coragem de entrar para salvá-la, mas eu fiz isso. Com você em meus braços, comecei a descer as escadas. Tive que me apoiar e queimei minhas mãos. Graças a Deus, saímos vivas de lá, mas minhas mãos nunca mais foram as mesmas. Por isso, elas são tão feias. Têm as marcas de meu amor por você.”
A filha adolescente não sabia o que dizer. Daquele dia em diante, em vez de vergonha, passou a ter orgulho das mãos de sua mãe. Agora, acaricia as marcas deixadas pelo fogo. Aproxima de seu rosto aquelas mãos tão lindas e as beija, agradecida pelo que fizeram por ela.
As mãos mais fantásticas do Universo são as mãos de Jesus. Elas têm cicatrizes profundas. Foram rasgadas pelos cravos do ódio. Foram pregadas no madeiro e penduradas no Gólgota.
Você sente orgulho das mãos de Jesus? Ou tem vergonha delas? Quando está em uma rodinha de amigos procura esconder sua fé? Tem preferido falar de futebol, de filmes, de videogames e outras coisas deste mundo a falar do seu Salvador? Não cometa esse erro. Não tenha vergonha dAquele que Se sujeitou à pior das mortes para salvar você. Sim, para resgatar sua vida.
Você foi seqüestrado pelo diabo. E para que você fosse resgatado Jesus teve de morrer. O preço pago foi altíssimo. Em Suas mãos, pés, fronte e em Seu lado direito estão as cicatrizes desse amor radical.
Sinta orgulho de Deus.

O Casamento Entre Pessoas de Religião Diferente Pode Ser Mais Feliz que Alguns Casamentos Entre Pessoas da Mesma Fé?

Para responder essa pergunta, precisamos considerar uma série de elementos. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis”, lemos em II Coríntios 6:14.

Entretanto, alguns jovens têm dito: “Estou namorando para ajudá-lo a conhecer a Cristo.” Outros dizem que falta opções dentro da comunidade.

Aparentemente, é um bonito “trabalho missionário”.

As moças geralmente alegam que “há poucos rapazes na igreja!”, outras dizem que “muitos jovens de fora são melhores que os de dentro da Igreja”, por isso “não existe problema algum em namorá-los”.

Esse assunto tem criado certa dificuldade entre os jovens cristãos, especialmente nas grandes cidades. O namoro naturalmente conduz ao casamento e a Bíblia diz que não devemos nos prender a um jugo desigual com os infiéis.

O ponto sério que deve ser considerado é: o que um cristão pretende ao namorar uma pessoa não cristã? Acho que é um erro casar com uma pessoa não cristã, e que o namoro sempre deve ter intenções sérias, do contrário deve apenas haver amizade.

Os jovens vão à escola, às universidades, shoppings, clubes e a muitos outros lugares, onde encontram outros jovens. Deveriam fazer “amizade missionária” com sinceridade, e, quem sabe, atrair esses jovens a Cristo, através do calor cristão. Os jovens cristãos devem trazer colegas e amigos não cristãos à Igreja, e mostrar a eles o quanto é maravilhosa a vida religiosa equilibrada ao lado de Jesus, o quanto é maravilhoso tê-Lo conosco.

Um dos problemas da união entre um crente e um descrente, é que as Igrejas não apóiam, e, na verdade, desencorajam a ponto de não realizarem o casamento de duas pessoas que pertençam a religiões diferentes. A religião pode resolver muitos problemas no casamento; mas, se a religião dos dois não for a mesma, ao contrário, poderá ser uma fonte de problemas.

Em termos de finanças, por exemplo, um quer dar 10% do dinheiro para a sua igreja, porque acredita no dízimo, mas o outro não quer, porque acha "besteira" dar dinheiro para os pastores enriquecerem. E agora? Alguém sempre estará contrariado. Não existe um consenso. Isso prejudica ou não a harmonia do lar? Nunca ambos estarão satisfeitos.

Em termos de educação dos filhos, quem terá prioridade? Que princípios serão ensinados no lar e que filosofia de vida predominará? Os conflitos surgem em torno das coisas mais simples e corriqueiras como alimentação, vestuário, recreação, etc, e se avolumam a ponto de causar a infelicidade do lar formado sobre bases religiosas conflitantes. A educação dos filhos é fator mais importante entre as causas de dificuldades em tais lares.

A primeira coisa que surge na mente dos dois quando começam a discutir e a discordar é “foi um grande erro. Eu não devia ter casado com alguém que não fosse da minha religião.” Essa idéia vai se repetindo na mente, levando a pessoa a desenvolver o senso de culpa, o que é altamente prejudicial para o bem-estar.

Conheço um cidadão, hoje adulto e membro da igreja à qual pertenço, cujo grande problema durante a infância e adolescência eram os conflitos religiosos no lar. Ele conta que à noite ia com o pai ao jogo e na manhã seguinte com a mãe à igreja. Ele aprendia uma coisa na escola e outra diferente na igreja. O pai discordava do que a mãe dizia, e a mãe falava pra não dar ouvidos pro pai. Crenças diferentes, valores diferentes. Educação conflitante!

O “jugo desigual com os infiéis” faz do lar uma casa dividida, e, conforme disse Jesus, “uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir”. Mateus 12:25.

Quando há diferenças religiosas entre o casal, automaticamente os amigos comuns diminuem, o convívio com parentes também; mas aumentam os conflitos e o desajustamento entre os dois.

Pior ainda são os fatos revelados através de estudos estatísticos. A taxa de separação em casamentos nos quais os noivos têm religiões diferentes é três vezes maior do que em casamentos onde os cônjuges são da mesma religião. As possibilidades de sucesso em casamentos assim são mínimas.

Ainda assim, alguns se apóiam na esperança da possibilidade de “converter” o outro. Isso é muito difícil, e talvez seja até um tanto injusto, devido a constante tentativa de mudar a pessoa em função da não aceitação dos valores e crenças do outro. É raro que um realmente transmita suas crenças, ou que o outro passe a acreditar nos valores cristãos devido ao envolvimento que já existe e acaba neutralizando as questões religiosas.

Se um jovem deseja “converter” um outro jovem, primeiro deve mostrar Cristo a ele, e então, depois que isso ocorrer, poderá planejar a questão do namoro, noivado e casamento, se for do seu agrado.

É claro que não ser cristão é bem mais fácil do que ser cristão verdadeiro. Assim, se um cristão casa com um não cristão, é mais fácil o cristão ir esfriando aos poucos do que o outro adquirir hábitos cristãos. Por essas e tantas razões, II Coríntios 6:14 continua sendo uma realidade, uma ordem divina pra nós.

Quanto a ser feliz ou infeliz, creio que realmente é mais difícil haver felicidade matrimonial entre pessoas de religiões diferentes do que entre pessoas da mesma fé. Certamente também há problemas com casais que tenham a mesma fé, pois a religião não é o único elemento a determinar a felicidade, embora seja um dos mais importantes.

adventistas promovem encontro com Liderança da Família

O Ministério da Família da Missão Pernambucana Central, realizou no último final de semana, dias 06, 07 e 08 de fevereiro em Belém de Maria-PE, no antigo ENA, um encontro com a liderança de Lar e Família, com o tema: Família consagrada, o maior argumento em favor do evangelho, os líderes participaram de palestras, dinâmicas e compartilharam com outros, testemunhos que enriqueceu seus conhecimentos sobre a Família.

Pastor Franck Oliveira, idealizador do encontro com a liderança.



Professor Airton M. Ramos, um dos pelestrantes do encontro

Morre italiana que estava em coma havia 17 anos


Vítima de acidente em 1992, Eluana Englaro morreu em clínica em Udine. Seu caso provocou na Itália uma polêmica sobre a eutanásia.




O ministro italiano da Saúde, Maurizio Sacconi, confirmou que Eluana Englaro, a mulher que estava em estado vegetativo desde que sofreu um acidente em 1992, morreu na noite desta segunda-feira (9) em uma clínica na cidade de Udine. A morte teria ocorrido às 20h10 locais (17h10 de Brasília).

O neurologista que acompanhava o caso de Eluana Englaro, Carlo Alberto De Fanti, disse que a morte será esclarecida somente após a realização de uma autópsia. Eluana teve "uma crise" que acabou antecipando sua morte.
POLÊMICA

O caso Eluana provocou uma polêmica sobre a eutanásia na Itália, com a mobilização de grupos ligados à Igreja Católica e contrários à prática, e abriu uma crise entre o premiê Silvio Berlusconi (contrário à eutanásia) e o presidente Giorgio Napolitano.

Eluana estava internada desde 2 de fevereiro na clínica La Quiete de Udine, no nordeste da Itália, depois de ter sido transferida de Lecco, próximo a Milão.

Eluana estava havia três dias sem receber comida e hidratação. A família de Eluana ganhou o direito de deixá-la morrer depois de 17 anos de estado vegetativo. Ela estava em coma desde que sofreu um acidente de carro em 1992.

Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão de autoridades regionais que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana.

A equipe médica havia previsto um protocolo que começava com a redução de 50% dos elementos nutrientes que eram fornecidos para mantê-la com vida, segundo o neurologista De Fanti. Mas o processo foi acelerado depois das tentativas do premiê Berlusconi para barrar o processo.

O pai de Eluana teria sido avisado da morte da filha pelo anestesista Amato de Monte, segundo a agência EFE. Ao saber da notícia, ele não fez comentários e disse que queria ficar só.
Fonte: globo.com

10 áreas críticas do casamento


As regras para um bom casamento podem ser aprendidas, e a idade não é o maior problema. Além do mais, ninguém já nasce feito um bom marido ou boa esposa, por isso quero apresentar as 10 áreas críticas do casamento.
A primeira área crítica do casamento é COMUNICAÇÃO. A comunicação envolve transmitir e receber. O transmitir está relacionado com cada coisa que falamos ou demonstramos de forma não verbal sobre nós mesmos. O receber corresponde a tudo que ouvimos ou percebemos e vemos na outra pessoa. Só que antes de qualquer comunicação precisamos estar "ligados", e isso é muito difícil. Desde bem cedo na vida, as pessoas são treinadas para bloquear seus sentimentos porque não desejam ser vulneráveis, ser criticadas ou receber desaprovação. Para haver comunicação é necessário uma boa sintonia entre duas pessoas. E uma perfeita sintonia só é possível quando há confiança, compreensão e apreço. A pessoa deve se sentir "em boas mãos", caso contrário, ela será muito seletiva quanto a suas revelações.
A segunda área crítica do casamento, que quero destacar é o CARINHO. Carinho tem que ver com sua capacidade de dizer: "Eu te amo". Inclui palavras, afetos físicos e tudo o que um faz pelo outro.Uma das mais trágicas constatações sobre a maioria dos casais, hoje em dia, é que depois de casados não expressam o mesmo carinho dos tempos de namoro. Essa omissão é problemática porque o que expressamos afeta nossos sentimentos. E se nada expressamos, nossos sentimentos também se apagam.
A terceira área crítica do casamento é o COMPANHEIRISMO. A capacidade de fazer os outros se sentirem bem. É possível julgar a qualidade do companheirismo pelo que representam os encontros com aquela pessoa, e se não há encontros...Compare seus encontros de agora com os do tempo do namoro. Vocês gostam de ficar juntos a sós? Arranjam tempo para isso? Ou é exatamente o que não acontece? A maneira como usam o tempo em que estão juntos é o que determina se há ou não companheirismo.
A quarta área crítica do casamento: INTERESSES. Os interesses correspondem àquelas coisas da vida pelas quais você toma a iniciativa. Esportes, hobbies, passatempos artísticos ou devocionais, podem ser considerados interesses. Ou seja, tudo aquilo que dá qualidade à vida.Ter e desenvolver interesses individuais é bom, mas não o suficiente. É o partilhar coisas em comum, é o identificar-se com os alvos dos outros que acrescenta laços e firma a unidade do casal. É importante aprender juntos, desenvolver um projeto em comum, sentindo a necessidade da participação do parceiro. O resultado será uma intimidade maior com a outra pessoa.
A quinta área crítica do casamento: VALORES. Todos têm uma escala de valores que inclui dinheiro, crianças, sexo, política, religião e muitas outras coisas. O que é importante para você também é importante para sua esposa ou marido? Algumas pessoas nem mesmo sabem o que é importante para o cônjuge.Os valores religiosos, por exemplo, são muito importantes porque alargam os propósitos da vida. Se crermos que fomos feitos à imagem divina, vamos nos valorizar muito. E quem foi feito à imagem de Deus deve refletir essa imagem.
A sexta área crítica do casamento é o SEXO. Aqui se inclui todo o relacionamento entre marido e mulher - não apenas um momento passageiro. O sexo está num olhar, num toque na maneira de se relacionar. É um comportamento especial que só existe entre marido e mulher. Se há relacionamento especial entre duas pessoas também haverá sentimentos particulares. Se eles forem compartilhados com outros, deixarão de ser particulares, especiais.Muitas pessoas acham que já perderam o charme. O problema não é que perderam o charme, apenas deixaram de manifestar aquele comportamento que acende o charme.
A FAMÍLIA é a sétima área crítica do casamento. Suas relações com a família vão refletir no relacionamento com o marido ou a esposa. Os papéis de marido e pai e mãe e esposa são inter-relacionados. Os filhos serão afetados pelo seu melhor ou pior relacionamento.Como você considera a família nessa questão que envolve você e o companheiro? Qual a vez das crianças? As resoluções são tomadas levando em conta a "equipe" toda, ou a jogada é individualista?
A oitava área crítica do casamento é o SOCIAL. Nenhum casamento é estável se funcionar como um clube privado. O casamento é uma relação social que se expande e se fortalece à medida que o seu amor extravasa atingindo a outras pessoas que o circundam. Marido e mulher devem ter amigos comuns mais do que um conjunto de amigos cada um. Acho que Deus designou a família para ser um centro irradiador de testemunho para todo o Universo. A família não deve ser o fim do amor mas deve ser sua fonte. Se você tem uma família solidária, esse relacionamento deve influenciar os outros. Você deve se interessar pelas outras pessoas também.
NEGÓCIOS - é a nona área crítica do casamento. Esse é um importante recheio do casamento. Compras, cheques, escolha de móveis, roupas, economias - essa parte administrativa não pode ser isolada das demais atividades do lar. Os negócios devem ser um fator de união do casal. Cada um deve saber o que outro está fazendo e deve aprovar suas atitudes.
E a décima área crítica do casamento que quero destacar: REAVALIAÇÃO. Com essa palavra quero lembrar a importância de o marido e a mulher trocarem idéias sobre o progresso de sua relação matrimonial. Essa reflexão acerca dos rumos, avanços e retrocessos é fundamental para descobrir a necessidade de alguma correção na rota ou para se ter uma idéia global das circunstâncias.Amigo, todas essas 10 áreas críticas do casamento podem ser controladas se o casal quiser, e é possível que muitos estejam tentando isso. Aliás, quase tudo pode ser conseguido no casamento, se houver cooperação para isso. Ou seja, o lar pode ser um "pedacinho do céu na Terra" ou um inferno, dependendo de como se comportam marido e mulher. Fonte: Jesusvoltara.com.br

Caminhos da idolatria

A novela “Caminhos da Índia”, que entrou no ar há poucos dias, tem os ingredientes costumeiros dos folhetins globais: triângulo amoroso, adultério, distorção da realidade (a Índia deles é só beleza), futilidade e estímulo à dissolução do casamento. Esses já são motivos mais que suficientes para que pessoas sensatas (especialmente cristãos) não percam seu tempo precioso em frente ao televisor num horário em que milhões deixam de entreter relacionamento verdadeiro com a família ou de ler um bom livro para se emocionar com os personagens novelescos.

No que diz respeito a “Caminhos da Índia”, os cristãos deveriam ter outras preocupação: a novela está servindo de “recurso missionário” para os valores e crenças do hinduísmo, com seus milhões de deuses que são adorados das mais diversas maneiras. Cada um tem o direito de divulgar as ideias que bem entende (faço isso aqui no blog), mas não devemos esquecer de que, quando o personagem é evangélico, as novelas da Globo não perdem a chance de apelar para o deboche e o estereótipo.

Que tal aproveitar a deixa e parar de ver novela (se é que você faz isso)? E mais: desligando o televisor na hora do folhetim, os cristãos brasileiros estariam manifestando sua opinião contrária à parcialidade religiosa da emissora.

Mas, se você não liga pra isso, continue vendo sua novelinha...

PORTALADVENTO.COM

Suicídio: Quem comete está condenado? 3a. Parte


COMO AJUDAR PESSOAS COM TENDENCIAS

Antes deveríamos notar quais são as características mais importantes de uma pessoa que quer se suicidar: 1º) Tem uma depressão profunda e isolamento 2º) Tende a dar as coisas, ex: roupa que mais gosta, coleção de chaveiro... 3º) Estado de euforia 4º) Já tem em sua mente o suicídio esquematizado. Agora primeiramente, após detectarmos as tendências suicidas, devemos tem em mente que esta pessoa necessita de ajuda psiquiátrica. Devemos então conversar com o indivíduo, de modo a encaminha-lo a um profissional (psiquiatra), e comunicar os familiares e/ou pessoas mais próximas.Cuidado com a própria ansiedade, se o conselheiro estiver ansioso, não deve aconselhar. A ansiedade nos leva a atuar de forma rápida e acelerada, por medo que o sujeito se mate. Então muitas vezes nós pensamos, que devemos usar frases como: a vida é bela, não pense nisto, frases que não tem nenhum valor terapêutico. Um elemento indispensável é a tranqüilidade, que não quer dizer superficialidade. É importante saber que a vida desta pessoa não esta sob nossa responsabilidade. Os conflitos que podem surgir no conselheiro são: a ansiedade incontrolável, agressividade diante das ameaças de suicídio, negação dos intentos suicidas, medo por sentir que a vida da pessoa depende de nós, racionalizar o que a pessoa fala. Em segundo ter uma atitude exploratória, antes de falar e aconselhar devemos escutar e perguntar. O suicida deve falar e se expressar, pois com sua família não tem liberdade de falar sobre o assunto, por isso a importância de escutar. O tema do suicídio não deve ser tabu para o conselheiro. E se no aconselhamento notarmos que o aconselhado tem tendências suicidas, devemos fazer perguntas: Tem pensado em suicídio? Ele pode responder:a) Sim b) Não c) Esquivar-se d) Silêncio (As duas últimas questões devem ser consideradas como sim, e se a questão b) não é uma mentira. Se responder, não, devemos perguntar – Por que? Por que viver?Estas são perguntas que nos ajudam para que o sujeito se expresse, e para nós podermos conhece-lo. Se ele foge do tema, ou fica em silêncio, devemos falar, que não é errado expressar o que sentimos, se escondermos o que sentimos é mais difícil resolver o problema, e insistir: em que você pensa?Se o sujeito disser sim, devemos perguntar por que? Como? Aqui temos as perguntas mais importantes, na qual podemos detectar claramente o problema: então podemos ver a) Que o incomoda especificamente b)Que tem feito para mudar a situação c) Por quanto tempo tem se sentido desta maneira? Assim com estes dados, vamos usar a técnica de espejo, significa repetir com outras palavras o que ele nos vai dizendo, para que ele sinta total liberdade. Depois devemos perguntar: se tem antecedentes de conduta suicida, um plano de suicídio, ver o estado que se encontra. A partir daí traçamos o plano de trabalho. Se o sujeito não está disposto a tirar a vida, nossa abordagem será mais profunda e exploratória, como seus intentos anteriores de suicídio e características familiares. Se o sujeito esta decidido a se matar, temos de usar um plano urgente. Ex: ver se esta armado acompanha-lo para que tire as balas, nos de o revólver. Depois do fato estabilizado, falemos claramente e com palavras positivas como:Existe uma solução possível, ainda há esperança. Devemos falar com tranqüilidade e autoridade, mostrando que o suicídio é uma ação irreversível para um problema temporal. A tarefa em caso de suicídio, exige muito esforço, e acompanhamento. Devemos evitar o que pode causar frustração, especialmente na hora dos encontros, pois pode gerar frustrações e abandono. O uso da Bíblia, devemos estruturar assuntos, pois serão recursos com os quais pode ser usado em momentos de crise. O fortalecimento da auto estima é o primeiro passo. O conselheiro, deve traçar um projeto de vida, descobrindo suas motivações e interesses, para colocar o aconselhado em função do projeto. As tarefas ajudam com o tempo a retomar suas responsabilidades, a lhe proporcionar gratificação por conseguir terminar o projeto (por isso a importância de projetos curtos). Devemos também envolvê-lo com um irmão, para que paulatinamente seja inserido no mundo psicossocial, e também para que seje um acompanhante espiritual, e um modelo a ser seguido.
CONCLUSÃO
Vimos que o suicídio pode acontecer com qualquer pessoa, e nós como pastores e leigos devemos estar aptos a atender estas pessoas, mas também estarmos cientes que devemos encaminha-las para uma ajuda psicológica, mas como vimos devemos dar apoio espiritual, para tenha novamente a vontade de viver, o tema não se esgotou, pois existe muito ainda a ser pesquisado, mas que cada um se motive, e se capacite, para atender melhor as pessoas em seu ministério

Suicídio: Quem comete está condenado? 2a. Parte



PESQUISAS E DADOS
Existem muitas pesquisa sobre quem se suicida mais, homens ou mulheres, qual a idade, classe social, e outras perguntas, para isso selecionamos algumas pesquisas, para estarmos mais interados, com o suicídio. Entre 50.000 a 70.000 pessoas cometem suicídio anualmente (falando só dos Estados Unidos), e sabemos que apenas uma pequena porcentagem dos que tentam suicidar-se consegue seu intento. A pesquisa revela que mais da metade dessas pessoas sofrem de depressão.
Nos Estados Unidos a cada ano mais de 30.000 pessoas interrompem sua vida. O suicídio é a oitava causa de morte, e entre as pessoas cujas idades vão dos 15 aos 24 anos, é a terceira causa de morte. Mais pessoas morrem por suicídio que por homicídio. Cerca de 500.000 pessoas ao ano cometem uma tentativa de suicídio o suficientemente seria como para receber atenção em salas de urgência. E milhões mais sofrem de pensamentos suicidas. O Instituto Nacional de Saúde Mental indica que 125.000 norte-americanos são hospitalizados anualmente com depressão, enquanto outros 200.000 ou mais são tratados por psiquiatras. O Dr Nathan Kline, do Hospital Estadual Rockland, de Nova Iorque, relata que muitos casos de depressão ficam sem tratamento por não serem identificados. Estima-se que vão de quatro a oito milhões por ano! (Newsweek, artigo citado, p. 51). As mulheres são mais inclinadas ao suicídio, porém três vezes mais homens que mulheres que o tentam, consegue realiza-li, é que os homens tendem a empregar métodos mais violentos e mortíferos que as mulheres, e são menos inclinados a usar o suicídio como meio para manipular os outros.As pessoas que tem mais de 45 anos de idade e são profissionais, são mais propensas a se matarem do que as de idade inferior e de classe humilde.
CASOS BÍBLICOS:
E temos citações bíblicas sobre pessoas que se suicidaram.No A.T., temos:- Em Juízes 9:54 – o caso de Abimeleque, que pediu para ser morto por uma questão de ‘honra’, e também estava praticamente morto, e para não ter de passar pela humilhação de ser morto por uma mulher pediu para ser morto.- Em I Sm 31:4-51 – o caso de Saul, e o seu escudeiro, também por motivo de guerra, para não ser morto pelos incircuncisos como ele mesmo disse. E seu escudeiro tomou provavelmente a mesma atitude pelo mesmo motivo.- II Sm 17:23 – o caso Aitofel, Elen G. White diz: Aitofel compreendeu que a causa dos rebeldes estava perdida. E viu que, qualquer que pudesse ser a sorte do príncipe, não havia esperança para o conselheiro que instigara os seus maiores crimes.- I Re 16:18 – Zinri apresenta sua morte após o cerco a Tirza.- Juizes 16:30 – talvez o mais conhecido caso, o de Sansão, que se matou, para cumprir um ‘mandado de Deus’.E no N.T.- Mt 27:5 – o caso de Judas, que se matou após trair Jesus, talvez pela angustia que tomou conta de seu ser, Ellen White diz: Judas viu que suas súplicas eram em vão e precipitou-se da sala, exclamando: É tarde! É tarde! Sentiu que não poderia viver para ver Jesus crucificado e, em desespero, foi enforcar-se.
NOTA: Na 3a. e última parte deste assunto mostraremos como ajudar pessoas com tendências suicidas e a conclusão deste importante tema.

Suicídio: Quem comete está condenado?

Parte 1

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por finalidade dar-nos uma noção de como devemos tratar pessoas com tendências suicidas, falaremos sobre a definição do suicídio, traremos as causas e algumas pesquisas.Teremos também exemplos de suicídio na Bíblia, e veremos uma declaração do Espírito de profecia .E a parte final traremos como ajudar e aconselhar pessoas com tendências suicida.
Suicídio: Ato ou efeito de suicidar-se; desgraça ou ruína procurada de livre vontade ou por falta de discernimento.Suicidar-se – dar a morte a si próprio.A palavra suicídio vem do latin e esta composta por sui, si mesmo e cídio, morte, do verbo coedere, ceder, matar. Etimologicamente significa ‘dar morte a si mesmo’. Temos aqui então o que os dicionários dizem sobre o significado da palavra. CAUSAS DO SUICIDIO Acreditava-se antigamente que as idéias de suicídio eram devidas a perturbações funcionais e lesões do cérebro. Esse conceito evoluiu com o decorrer do tempo e hoje acredita-se que a tendência ao suicídio é o resultado de alterações da consciência e o suicida um anormal psíquico. O suicídio – disse Janet – é uma memória mórbida de reação de reação ao fracasso.
Alguns psiquiatras defendem a tese segundo a qual a maioria dos suicidas pertence ao tipo de personalidade deprimida, que não possui em si os cursos necessários para superar os obstáculos e frustrações que a vida lhe apresenta. Desta sorte, o suicida não busca a morte, mas foge da vida. Esses psiquiatras acreditam que a tendência ao suicídio seja uma predisposição herdada”. A impulsão ao suicídio ora é súbita, ora resulta de um processo lento e progressivo. Nesses casos, o doente tem plena consciência do que se passa com ele. Muita literatura se tem feito a custa de pobres criaturas que, cegas pelo desespero e cedendo a um impulso mais forte mais forte do que o próprio instinto de conservação mergulham na morte. A verdade porém é que ninguém sabe, ao certo, o que se passou com elas, pois do mundo de sombras para onde foram voluntariamente, ninguém volta para se explicar. Para o escritor J. Wolfer o melhor conceito da causa do suicídio é de Maurice Fleury quando disse que “a principal causa dos suicídios são as crises de angústia”. Segundo ele, a única condição necessária ao suicídio é o estado de angústia, ou seja, a suprema exaltação da emotividade humana. A depressão clínica e outras enfermidades mentais. Mais de 60 por cento de todas as pessoas que se suicidam sofrem de depressão grave. Sem incluir as pessoas deprimidas que abusam do álcool, a cifra aumenta para 75 por cento. Caso todas as pessoas que se suicidam sofrem de algum desajuste mental diagnosticável ou padecendo pelo abuso de alguma substancia, de ambas desordens. O abuso do álcool e outras substâncias. O alcoolismo é um fator que aparece em 30 por cento de todos os suicídios que se cometem. Os eventos adversos da vida. Tais eventos podem ser: sofrer uma confusão acerca da própria identidade, no caso das pessoas jovens, o sentir-se excluídos dos demais; uma crise familiar pelo divórcio ou pela morte de alguém próximo; a perda dos meios de subsistência, ocasionada por uma crise econômica rural, por redução nos negócios ou nas empresas, o por algum recorte de pessoal ou a eliminação de programas governamentais. Outras causas podem ser: o comportamento aditivo, alguma enfermidade crônica, grave ou fatal, os efeitos de um desastre natural ou social. Para a maioria das pessoas, os eventos adversos da vida não necessariamente conduzem a um comportamento suicida. Podem contribuir para um comportamento suicida se já existe um contexto de enfermidade mental ou abuso de substancias tóxicas.
Os fatores familiares, tais como uma história clínica familiar de suicídio, de enfermidade mental ou de abuso de substancias, assim como de violência e abuso sexual. Os fatores culturais e religiosos, tais como as crenças de que o suicídio é uma resolução nobre a um dilema pessoal, a destruição da cultura tradicional da gente, que pode conduzir a sentimentos de separação do passado, lamento e falta de esperança.
NOTA: Na próxima parte mostraremos resultados de pesquisas sobre quem mais comete o suicídio, homens ou mulheres? e casos bíblicos de quem cometeu o suicídio.
Related Posts with Thumbnails