Anuciando Esperança Que em Breve Jesus Voltará

Reflexão: Entrega




Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37:5, ARA


Li a parábola que conta a história de um rapaz chamado Roberto. Depois de estudar a Bíblia, decidiu ser batizado. No dia do batismo, Jesus chegou para ele e lhe pediu as chaves da sua vida.

Antes de dar o chaveiro, Roberto examinou cada chave. Queria entregá-las a Jesus, mas havia uma pela qual tinha especial consideração. Então, retirou essa chave, guardou-a no bolso e deu as demais para Jesus. O Mestre não falou nada.

O tempo passou. Roberto ia à igreja, participava dos cultos e cantava no coral. Mas sua vida cristã oscilava como uma gangorra. Tinha dúvidas. De vez em quando cometia o pecado que satisfazia a área de sua vida controlada por aquela chave.

Um dia, Jesus veio ao seu encontro e, olhando em seus olhos, pediu-lhe aquela chave. Constrangido, mas seguro de que tinha que fazer isso, entregou-a para Ele.

Essa é apenas uma parábola. Alguém a criou para ensinar que devemos entregar-nos completamente a Jesus, que Ele é quem deve controlar cada aspecto de nossa vida.
Entre os discípulos de Jesus houve um que escondeu uma chave: Judas. Ele ouviu os mesmos sermões e recebeu as mesmas instruções que os outros apóstolos ouviram e receberam. Mas continuou controlando seus desejos. A ambição o impediu de dar o controle total de sua vida ao Mestre. Na hora da provação, Judas falhou, e o resultado foi fatal. Ele tirou a própria vida. De que lhe adiantou ter guardado essa chave?

Se você ainda não entregou sua vida completamente a Jesus, faça-o agora. Não deixe para depois. Ore, dizendo: “Senhor, eu Lhe dou tudo o que sou e tenho. Dedico-Lhe meus sonhos e meus projetos. Entrego-Lhe o controle de meu dinheiro e das coisas que possuo. Quero apresentar-Lhe meus amigos, e espero que também sejam Seus amigos. Guie minha vida. Dirija minhas decisões. Controle minha língua, meus ouvidos e meus olhos. E que Sua obra se realize cada dia em minha vida. Eu O amo e quero servi-Lo enquanto eu viver.” Amém!

Não hesite em fazer essa entrega. Você estará dando o controle de Sua vida a Deus, que é o Único capaz de cuidar totalmente de você. O que está esperando?

Reflexão: As Chaves




Eu sou Aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos. Apocalipse 1:18

Perdi a chave de casa. Fiquei quatro horas esperando minha mãe chegar para eu poder entrar. Até então não tinha me apercebido do valor de uma chave – um pedaço de metal pequeno, com o poder de abrir e fechar. Normalmente, as chaves são exclusivas. Cada fechadura tem a sua. Se forem feitas cópias, elas precisam ser iguais.

Apocalipse 1:18 diz que Jesus tem as “chaves da morte e do inferno” (Versão Revista e Corrigida). A Nova Versão na Linguagem de Hoje traduziu o texto bíblico como “tendo autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos”.

Ter a chave é ter autoridade para abrir e fechar. O carcereiro tem essa autoridade porque cuida das chaves das celas. Ele pode prender ou soltar alguém. Pensando bem, é uma grande responsabilidade. Não é qualquer pessoa que pode exercer essa função. Tem que ser alguém de confiança, com muito equilíbrio emocional, alguém incapaz de ser subornado. E nem sempre temos profissionais com essas qualidades.

A morte é o salário do pecado. É inimiga de Deus.

Satanás é o responsável pelo mundo dos mortos (a sepultura). Ali não existe vida. Ali ele mantém os filhos de Deus presos. Quando conseguiu que Jesus fosse morto na cruz, seu plano era mantê-Lo prisioneiro para sempre. Mas nosso Senhor ressuscitou. Jesus venceu a morte. Saiu vitorioso da sepultura. Por isso, Se revelou a João declarando: “Eu estive morto, mas estou vivo e tenho comigo as chaves da morte e do inferno”.

A ressurreição de Jesus Lhe deu o direito de ressuscitar todos os Seus filhos prisioneiros da morte. Ele tem as chaves da sepultura e autoridade para ressuscitar todos os que acreditam e confiam nEle. Isso é verdadeiramente maravilhoso!

Diante dos problemas desta vida, não fique com medo. Viva este e todos os dias de sua vida, convicto de que você tem um Salvador que tem autoridade – um direito conquistado com Seu sangue, suor e lágrimas.

Aleluia! Jesus tem as chaves da morte e da sepultura. Na hora certa Ele vai chamar os santos que dormem no pó da terra.

Reflexão: Lixo Eletrônico




Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os Seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. Salmo 19:8

Fiquei vários dias sem ler meus e-mails, pois havia muito trabalho, provas e leituras para fazer. Minhas amigas estavam cobrando resposta. Hoje tive um tempinho. Fui correndo para a biblioteca. Acessei a internet e acabei ficando irritada com a quantidade de lixo que havia em minha caixa. É uma chatice

Esse é um tipo diferente de lixo! Não cheira mal, mas recebeu o nome de lixo eletrônico. São mensagens indesejáveis, conteúdos eletrônicos que incomodam e atrapalham os usuários da internet. Eles vêm nos famosos Spams – mensagens comerciais enviadas para muitos endereços ao mesmo tempo. Chegam a congestionar os provedores, como congestionou sua caixa.

A única defesa dos usuários são os antivírus. Eles são capazes de filtrar a maioria das mensagens indesejáveis. Quem usa a internet não pode se dar ao luxo de não ter antivírus em sua máquina. Existe muita gente má, que usa a inteligência para prejudicar os outros. E fazem isso por prazer.

Sua mente é como o HD de um computador. Deus colocou nela o “sistema operacional” que distingue você dos animais irracionais. Além desses dados que fazem de você um ser único, existe espaço para muitas outras informações, dados que você decide inserir, programas que você escolhe instalar. A máquina é de Deus, mas Ele deu a você o direito de usá-la do jeito que quiser.

Você pode programar sua mente para ser uma bênção ou uma maldição. Ela poderá ser uma lixeira ou um local onde são guardadas boas informações. Você é quem decide.

Recomendo que você instale o mais poderoso e gratuito antivírus do Universo: o Espírito Santo. Ele guiará você e o ajudará a filtrar as informações recebidas. Dará a você a sabedoria necessária para que sua “máquina” cumpra os propósitos que Deus tem para ela.

Não deixe o diabo destruir seu HD. Proteja-o dos lixos deste mundo. Guarde-o para que tenha uma vida feliz aqui e na eternidade, quando Jesus voltar.

O cristão como subproduto da informação



“Você gosta de assistir aos noticiários da TV”? Estou lhe perguntando isto porque sou meio estranho, neste aspecto. E vou lhe explicar a razão.
Há anos, perdi completamente o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. O máximo que faço hoje é ler alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa, mas muito esporadicamente. Pensei que passaria a ser uma pessoa, como dizem, desinformada.
Para minha surpresa, além de não perder nada, foi nessa atitude que passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar, pelo menos, um semestre sem se abeberar dessas fontes. Vai descobrir o mesmo.
Quase em sua totalidade, a prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (e por isto, muitos discordam), exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade.
Sentar no sofá, abrir os meus sentidos de audição e visão, para que uma programação cuja edição daquele dia eu desconheça como será, mas que, ao mesmo tempo sei que será pessimista e exibidora de realidades destorcidamente mascaradas pela roupagem da desgraça, seja despejada no meu cérebro, com a desculpa de que estarei sendo bem informado, é, ironicamente, um atentado à cultura da saúde mental. Esse tempo já foi. Os inúmeros meios de comunicação existentes em nossa geração permitem que os fatos que precisam ser informados ao cidadão geralmente já sejam divulgados a partir de suas fontes, sem precisar de intermediação. Por exemplo, se quero saber como está o tráfego em determinado percurso que farei, o preço do dólar ou se irá chover à tarde, tenho números de telefones, sintonias específicas, espaços na internet e em jornais impressos, pessoas a quem perguntar, e tantos outros meios exclusivos, onde encontrarei somente esta informação que quero. É como não usar relógio: você nunca ficará sem saber as horas, sempre haverá esta informação perto de você.
Ou, quem disse que preciso saber as horas a toda hora? Ironicamente, é perda de tempo.
E aí está o princípio de um outro grande engano nosso. Nossas necessidades são deformadas pela artificialidade que criamos. Quem disse que preciso saber tudo o que dizem que preciso saber? Será que não estarei ocupando tempo e espaço inúteis com informação inútil, em detrimento dos esforços de desenvolver meu intelecto de forma mais sábia? Já percebeu a enorme quantidade de pessoas que consomem as informações (mas penso que nem as absorvem), todavia não conseguem formar opiniões?
Em escala considerável, somos subprodutos daquilo que consumimos. Passar tanto tempo “comendo” (mentalmente falando, através dos meus sentidos) tantos crimes, corrupções, mentiras e destruições, fará de mim, que tipo de pessoa? Será que a indiferença maior, quanto às desgraças alheias, está em nem suportar vê-las ou em contemplá-las e agir como se nada acontecesse? Filtrar o que vemos e ouvimos, para que nossas dimensões holísticas não sejam influenciadas, é um ato que foge ao nosso próprio domínio. Imagine alguém degustando um alimento muito gostoso, mas prejudicial. Então ele decide gozar de todos os prazeres do ato de comer. Decide contemplar, cheirar, mastigar, salivar e engolir… Mas, para não ter o organismo prejudicado, decide também dar um nó no esôfago e não deixar que o alimento chegue-lhe ao estômago. Este é o princípio da atitude de alguém que decide consumir um produto áudio-visual, mas decide também que não se deixará ser influenciado pelo que vai ver ou ouvir: ilusão. As deteriorações morais dos caracteres, conseqüentes desta exibição e contemplação negativas, são tantas que, demorar-se na chafurdação dos mesmos, simplesmente por comentar, seria redundar no mesmo vício de carniçaria dos hábitos que os conceberam.
Foi consciente desta nossa sensível fragilidade, quanto ao que ouvimos e vemos que, o salmista escreveu: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos”(Salmo 101:3 – RA). E acho que foi também por isso que Jesus advertiu quanto ao fato de que do interior do homem ou, em Suas palavras, “do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias (Mateus 15:19 – RA)”.
Precisamos agir conscientemente em prol da nossa saúde mental. O meu desafio a você, seja você um comunicador ou alguém que se beneficia da comunicação social, é que você tenha coragem para ser a exceção. Se você pratica jornalismo, honre esta profissão com a dignidade que ela merece, dando a ela uma roupagem, ainda que unilateral, redentora, fugindo da mediocridade de praticar o que a mesmice convencional do ofício requer. Se você é um leitor, ouvinte ou telespectador, seja crítico na escolha de “o quê” consumir, antes de tentar filtrar “o que há” no que se consome, sem uma eleição inteligente.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele (Romanos 12:2 – NTLH).
Sejamos a honrosa exceção!
Valdeci Jr.
Fonte: Advir.com

A mulher não pode falar em público?



Os textos de Paulo referentes à participação da mulher no culto público (1 Timóteo 2:8-15; 1 Coríntios 14:34) devem ser entendidos à luz do contexto histórico e cultural dos dias dele.
A Bíblia não considera a mulher inferior ao homem, pois, ambos foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:26 e 27). Eva inclusive foi tirada de uma costela de Adão, DO SEU LADO, o que indica que ela era IGUAL a ele em importância. Deus não a fez do “osso do pé” de Adão, para não ser inferior e nem do “osso da cabeça”, para não ser superior. A palavra de Deus exalta a mulher. Apenas difere a mulher do homem em sua função depois da entrada do pecado. O homem agora é o cabeça do lar e ela, o coração do lar. Deus achou melhor que o homem fosse o chefe da família no contexto de pecado em que vivemos.
Se 1 Timóteo 2:8-15 fosse interpretado sem levar em conta o porquê de Paulo ter dato tal orientação, até Ellen White, a profetisa chamada por Deus, estaria errada em pregar. Ela era uma grande pregadora e muitas pessoas se converteram com seus sermões. E mais: se devemos entender tal declaração de Paulo como sendo um princípio (ao invés de uma norma cultural) para todas as culturas, de todas as épocas, então as mulheres nos dias de hoje devem usar o véu e o cabelo comprido (1 Coríntios 11:2-16). E, não poderíamos nem mesmo apreciar as lindas vozes de nossas cantoras nos dias de culto, já que elas não podem se expressar diante do público.
Paulo falou para culturas em que era “vergonhoso” (conferir 1 Coríntios 14:35) as mulheres falarem em público (em Corinto, era indecente aparecer sem o véu ou com o cabelo cortado). O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma sobre 1 Coríntios 14:35: “… os costumes dos gregos e dos judeus ordenavam que as mulheres se retirassem quando se discutiam os assuntos públicos. A violação desse costume seria considerada como uma desonra e teria sido uma vergonha para a igreja”.
Que isso era apenas uma questão cultural podemos ver no fato de que a Bíblia mencionar mulheres chamadas por Deus para serem profetisas e até mesmo ocupar cargos de liderança: Débora (juíza e profetisa – Juízes 4: 4 e 5), e as 4 filhas de Felipe (profetisas – Atos 21:9), por exemplo. O próprio Paulo contava com a cooperação das mulheres na pregação do evangelho (Filipenses 4:2, 3; Romanos 16:3, 6, 12, 15).
Hoje, em nossa cultura, não é vergonhoso uma mulher falar publicamente. Pelo contrário: a mulher está cada vez mais ocupando o seu espaço, inclusive no comando de grandes empresas. Claro que não devemos aceitar que a mulher perca o seu papel destinado por Deus. Ela é insubstituível em sua função de professora dos filhos, no preparo deles para a vida eterna.
Assim, não há nada na Bíblia que proíba e mulher, em nossa cultura, de ensinar e pregar.
Um abraço a todos os amigos do blog,
Leandro Quadros.
www.novotempo.org.br/namiradaverdade

Reflexão: Diferentes do Mundo

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Quando lemos a Palavra de Deus, quão claro está que Seu povo deve ser peculiar e distinto do mundo incrédulo que o cerca. Nossa posição é interessante e temível. Vivendo nos últimos dias, quão importante é que imitemos o exemplo de Cristo, e andemos como Ele andou. “Se alguém quer vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-Me” (Mt 16:24). As opiniões e sabedoria dos homens não nos devem guiar ou governar. Elas sempre nos afastam da cruz.

Os servos de Cristo não devem ter seu lar nem tesouros aqui. Que todos pudessem compreender que é apenas porque o Senhor reina que nos é permitido habitar em paz e segurança entre nossos inimigos. Não é privilégio nosso reivindicar favores especiais do mundo. Devemos consentir em sermos pobres e desprezados entre os homens, até que o conflito termine e obtenhamos a vitória. Os membros do corpo de Cristo são chamados para saírem, separarem-se das amizades e espírito do mundo; sua força e poder consistem em serem escolhidos e aceitos por Deus. [...]

O mundo está maduro para sua destruição. Deus não tolerará os pecadores por muito mais tempo. Eles devem beber até os resíduos da taça de Sua ira, não misturada com misericórdia. Os que haverão de ser “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8:17) na herança imortal, serão peculiares. Sim, tão peculiares que Deus porá uma marca sobre eles como Seus, totalmente Seus. Vocês pensam que Deus receberá, honrará e reconhecerá um povo tão misturado com o mundo que apenas difere dele no nome? Leia novamente Tito 2:13-15. Logo será conhecido quem está ao lado do Senhor e quem não se envergonhará de Jesus. Aqueles que não têm coragem moral para conscienciosamente assumir sua posição diante dos incrédulos, deixando as modas do mundo e imitando a abnegada vida de Cristo, envergonham-se dEle e não apreciam Seu exemplo (T1, p. 286, 287).

Santacruzenses participam da Conferência Estadual da Criança e do Adolescente


Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2009, no Centro de Convenções(Olinda) a 8a. Conferência Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, tendo como tema: Construindo diretrizes da política e do plano decenal, ou seja traçaram planos e metas para os próximos 10 anos no que diz direito a criança e o adolescente. Onde serão levados para Conferência Nacional em Brasília. Na Oportunidade Os Conselheiros Tutelares Nara Príscila e Edmauro Tores, estarão representando Santa Cruz na Capital Federal. Na conferência Estadual Nara Priscila, Edmauro Torres e Laércio Glicério representaram o Conselho Tutelar, Alcione representou a Pastoral da Criança e Vera Guimarães o CONDECA. Tiveram o apoio do Governo Municipal e do Conselho da Criança e do Adolescente.

Podemos falar com o Espírito Santo?




Há quem diga que a Terceira Pessoa da Trindade não é um ser pessoal. O que é uma pena, pois está perdendo a oportunidade de ter um relacionamento de verdade com Deus.
Cada Pessoa da Divindade tem uma função específica no plano de salvação (e na criação). E, na oração, se dá o mesmo. O Pai atende nossas orações (Mateus 7:7-11), Jesus nosso intercessor, é a garantia de que seremos ouvidos (João 14:13; 1 Timóteo 2:5) e o Espírito Santo é quem nos ajuda a orar corretamente, aperfeiçoa a nossa comunicação (Romanos 8:26). Somente Três Pessoas Divinas poderiam estar envolvidas intimamente em algo tão importante quanto a oração, que envolve o penetrar no pensamento humano (leia 1 Reis 8:39).
Todavia, mesmo que o costume seja orar ao Pai em nome do Filho, isso não significa que dirigir a prece a outros dois membros da Divindade (inclusive ao Espírito Santo) seja errado. Vou apresentar alguns motivos:
1) Somos atendidos quando oramos ao Espírito Santo. Se não fosse correto pedir algo diretamente a Ele, Deus não nos atenderia de forma tão eficaz, pois do contrário, estaria nos incentivando ao erro. Certa vez fiz uma oração ao Espírito Santo, uma das mais importantes da minha vida (pelas lições que me ensinou) e FUI ATENDIDO EM APROXIMADAMENTE UMA SEMANA. Por isso, sou convicto de que é correto orar a Ele;
2) Judas 1:20 e 21 coloca o Espírito Santo numa posição privilegiada em relação a Deus Pai e a Deus Filho no que diz respeito à oração. Afirma que devemos orar no Espírito Santo: “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna”. O fato de o Espírito ser mencionado primeiro e estar intimamente ligado à oração do crente sugere a autoridade do Espírito também neste assunto;
3) O fato de cada membro da Trindade ter a Sua função não torna um mais importante ou “menos Deus” que o outro. Sendo que ESSENCIALMENTE não há diferença entre as Três Pessoas do “Trio Celestial” (expressão usada pela escritora Ellen G. White), não seria idolatria orar a Jesus ou ao Espírito Santo. Jesus até nos orientou que podemos também orar diretamente a Ele: “Se ME pedirdes alguma coisa em meu nome, EU o farei”. João 14:14 (grifo meu). Vemos na Bíblia servos de Deus orando ao Salvador: Estêvão (Atos 7:59), Paulo (1Coríntios 16:22) e João (Apocalipse 22:20);
4) A função que cada membro da Divindade possui no plano de Salvação (e na criação) não Os limita de modo que um não possa fazer o que o outro faz. Exemplo disso podemos ler nas palavras de Cristo em João 5:21: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer”. (Noutra ocasião, comentarei sobre os textos que falam da humanidade de Cristo, em Sua condição de encarnado, como João 5:19, por exemplo);
Com base nos textos bíblicos apresentados, concordo com a posição dos autores do livro
“A Trindade – Como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história do cristianismo” (Casa Publicadora Brasileira – site: www.cpb.com.br), pág. 307: “o padrão normal de oração é aquela dirigida ao Pai, em nome do Filho, com o conhecimento de que os “gemidos” do Espírito transmitem nossas preces. Em ocasiões de oração pessoal e coletiva, entretanto, parece melhor orar à pessoa mais envolvida da Divindade. Por exemplo, poderia parecer mais apropriado orar diretamente ao Espírito Santo quando solicitamos dons e poder de testemunho para a igreja. Orações a Jesus poderiam incluir confissão, penitência e perdão, e o clamor para que Ele venha logo. Em suma, se as pessoas da Divindade são realmente uma em natureza, caráter e propósito, parece lógico e prático dirigir petições e louvores apropriados a qualquer componente do Trio celestial, num determinado tempo e situação”.
Já conversou com Deus hoje, em oração? Abra o coração Àquele que se preocupa com os seus sentimentos (Filipenses 4:6) e deseja suprir todas as suas necessidades (Filipenses 4:19).
Um abraço,
Leandro Quadros.
Fonte; na Mira da Verdade

Prefeito de cidade mineira firma parceria com a igreja adventista



Ibiá, MG... [ASN] O Prefeito de Ibiá-MG, Ivo Mendes, que foi convidado especial do Lar de Esperança realizado no dia 30 de maio na residência do Dr. Leandro Cesar Dias, cirurgião adventista daquela cidade, na oportunidade mostrou interesse em conhecer mais sobre os adventistas. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado de seu vice-prefeito e de mais 25 pessoas da área de Saúde.
Na quinta-feira, 06 de agosto, o prefeito recebeu líderes da Igreja central de Araxá, que é a sede do distrito, e firmaram parceira para abertura do Clube de Desbravadores, cedendo o local, uniforme, alimentação, transporte mensal para intercâmbio entre clubes, e depois do início das atividades, barracas e fanfarra. O Dr. Leandro, que é líder máster de desbravadores ficou muito entusiasmado com o apoio. "O clube de desbravadores é importantíssimo para a comunidade, idealizado por Deus. Instrui e trabalha em prol de seus participantes para que cresçam saudáveis, fisicamente, mentalmente e espiritualmente".
Outra pauta da reunião foi a autorização para retransmissão da TV Novo Tempo, uma vez que o município recebeu a outorga dos canais 6 e 7 do Ministério das Comunicações. Grande foi a aceitação da proposta, inclusive houve a curiosidade de o nome da emissora ser igual ao slogan da campanha do prefeito: Novo Tempo. Com o modelo de contrato repassado pela diretoria de Expansão da TV Novo Tempo, bastam apenas alguns dias para a assessoria jurídica da prefeitura deferir o pedido.
A cidade que até pouco tempo estava sem perspectivas para evangelização, agora está eufórica. Há seis meses iniciou-se um trabalho de fortalecimento espiritual dos membros, sob liderança do ancião Giuseppe Alves. Na sequência chegou um obreiro bíblico no município e, agora, mais estas duas iniciativas para alavancar o evangelismo. [Equipe ASN - Giuseppe Alves]

Álcool + busca pela magreza = tragédia



Deu na IstoÉ desta semana: "A busca incessante pela magreza acaba de ganhar um perigoso aliado: o álcool. São cada vez mais comuns os casos de pessoas que substituem as refeições por bebida alcoólica, na tentativa de emagrecer. A prática, conhecida como alcoolrexia ou drunkorexia (derivada da palavra drunk, que significa bêbado), vem ganhando adeptos entre jovens de 20 a 35 anos e enchendo os consultórios de psiquiatras. As doses são sempre de destilados - cerveja, que incha, está fora de cogitação. (...)

"Embora ainda sem reconhecimento oficial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença, que é um misto de alcoolismo com anorexia, assusta. 'São dois males que, sozinhos, já são complicados de tratar', afirma Maria Clara Mansur, presidente da Associação Brasileira de Transtornos Alimentares. Para ela, o que leva o jovem à alcoolrexia é um misto de complacência social com o álcool e glamourização da magreza. 'Tomar porre e ser magrinho é um imperativo cultural mundial', diz. 'E é chique acabar em um centro de reabilitação.' (...)

"'Quando bebo, em vez de comer, eu anestesio a fome', revela D.M. Fisicamente, substituir uma refeição por uma dose de uísque tem consequências devastadoras. Os problemas vão do comprometimento do sistema imunológico ao digestivo. 'Comecei a perceber que meus cabelos estavam caindo e minhas unhas quebrando', explica A.M., 36 anos, que sofreu com a alcoolrexia até 2003. 'Desenvolvi um problema hepático que me acompanha até hoje', diz. Segundo o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, por ingerir, em média, menos de mil calorias por dia, o drunkoréxico perde tônus muscular e sofre com graves distúrbios estomacais. 'É um verdadeiro desastre', diz a nutricionista Adriana Kachani, do Hospital das Clínicas de São Paulo. O corpo, acostumado a funcionar com proporções semelhantes de carboidratos, proteínas e gorduras, passa a operar apenas com os carboidratos do álcool.

"Mas, como em todos os vícios, as pessoas só reconhecem que estão doentes quando estão muito mal. 'A pessoa precisa tomar um susto para buscar tratamento', conta o psiquiatra Marcelo Niel, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade de São Paulo. Enquanto em 2008 ele atendeu apenas dois pacientes com o problema, nos primeiros seis meses de 2009 recebeu nove. 'É um fenômeno muito novo', reconhece Niel. 'Mas o número de casos está aumentando.'"
Fonte:Criacionismo.com.br

Reflexão: Lembranças




Deitado na sua cama, ele planeja maldades. Ele anda por caminhos que não são bons e nunca rejeita as coisas más. Salmo 36:4

O dia 11 de setembro de 2001 entrou para a história da humanidade. Os atentados terroristas desse dia mataram mais de 3 mil pessoas inocentes. Destruíram o símbolo do poder econômico americano, as duas torres gêmeas de Manhattan. Provavelmente, quando isso aconteceu, você era bem pequeno. Mas, enquanto viver, ouvirá falar desse dia.

É o pecado que faz isso. A maldade extrema leva à insanidade mental. Dirigido pelo ódio, o indivíduo é capaz de cometer monstruosidades.

Foi o que fizeram com Jesus. Pela força O retiraram do Getsêmani, enquanto Ele ali orava. Bateram nEle, cuspiram em Seu santo rosto, escarneceram e zombaram dEle. Para completar, exigiram que Ele levasse a cruz e O crucificaram como se fosse um bandido.

Jesus morreu como um marginal. Aquela cruz era de Barrabás. Este, sim, merecia morrer pelos crimes cometidos. Mas não Jesus, que era inocente e só fez o bem às pessoas. Ele sofreu o maior ato de terrorismo da história. Que Deus nos livre de agir como aqueles que torturaram o Salvador!

Não devemos nos afastar de Deus porque nEle encontramos segurança e força para sermos agentes do bem. Guiados por Deus, faremos uma diferença positiva em nossa família, no colégio e na sociedade. Seremos da paz. Nunca faremos a guerra. E quando falo em guerra, estou pensando em brigas. Um filho de Deus está sempre fora de confusões e contendas. Se não pode apaziguar, não vai estimular. Fará de tudo para viver em paz, mesmo que os colegas debochem, porque sabe o que quer e por que quer. E isso é muito legal.

Mesmo sendo adolescente, você pode fazer a diferença. Busque conhecer Deus nas páginas de sua Bíblia. Adore e sirva a Jesus com alegria. Faça dEle a razão de sua existência. Viva este dia e todos os demais erguendo bem alto a bandeira branca da paz.

Doméstica que escondia droga na mochila do filho é presa em SP


Policiais encontraram 1 kg de crack e 2 celulares na bolsa do menino.
Mulher de 27 anos foi presa em frente à faculdade na região central.
Do G1, em São Paulo



Uma denúncia anônima de que uma mulher entregaria a droga na faculdade levou os policiais do 3º Núcleo de Apoio e Proteção à Escola (Nape), do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), até o local.

Abordada pelos policias, a doméstica disse que havia um tijolo de crack na mochila do filho e que o entregaria a um rapaz. Ela disse que havia acabado de pegar a droga com dois outros homens. Na mochila, havia também dois celulares e um papel com informações do local da entrega.

Levada ao 3º Nape, a mulher foi indiciada por tráfico de drogas e a criança, entregue a uma irmã da acusada.

“Santificar o Sábado importa em salvação eterna”





Muitos críticos de Ellen White – bem desinformados – descontextualizam a declaração do livro Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23, para afirmarem que Ellen White ensinava a salvação pelas obras e que só quem guarda o Sábado vai para o Céu. Eis o texto:

“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.”

Sem analisar o restante do livro onde está a citação, é fácil colocar nos escritos de Ellen White palavras que ela jamais sonhou escrever…

A seguir, apresentarei a você uma explicação sobre o assunto. Convido-lhe a não acreditar nas desinformações que o Centro Apologético “Cristão” de Pesquisa (CACP) e o Instituto “Cristão” de Pesquisas (ICP) apresentam, com o intuito de menosprezar a autora.

Estudo do texto

Ellen G. White NUNCA pregou a salvação pelas obras. Veja um dos seus muitos textos que abordam o assunto:

“Nem a morte, nem a vida, altura ou profundidade, nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; não porque a ele nos apeguemos com firmeza, mas porque ele nos segura com Sua forte mão. Se nossa salvação dependesse de nossos próprios esforços não nos poderíamos salvar; mas ela depende de Alguém que está por trás de todas as promessas.” – Atos dos Apóstolos¸ pág. 553 (Grifos meus).

A declaração da Sra. White no livro Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23, deve ser entendida em todo o seu contexto. Quando lemos todo o capítulo 2 do livro citado podemos ver que Ellen White disse que o Sábado “implica em salvação eterna” para aquele que conhece a verdade. Que a Sra. White escreveu este texto para os que conhecem a verdade sobre o assunto fica claro nas seguintes declarações (mencionarei apenas algumas):

1) “…a vontade divina é que esse dia seja para nós [Adventistas] de deleites” – pág. 16;

2) “Assim como o sábado foi o sinal que distinguiu Israel quando saiu do Egito para entrar em Canaã, é, também, o sinal que deve distinguir o povo de Deus que sai do mundo para entrar” – pág. 17;

3) “Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação” – pág. 17.

Outros dois pontos merecem destaque:

1) A citação completa na pág. 23 explica o porquê de o Sábado importar em salvação eterna: “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: “Aos que Me honram, honrarei.” I Sam. 2:30”. Veja que ela usou o texto de 1Sam. 2:30 para explicar que a santificação do Sábado implicará [no futuro, quando todos forem provados pelo decreto dominica'l] em salvação eterna porque santificar o Sábado é uma questão de honrar a Deus, o “Senhor do Sábado” (Mar. 2:28). E, quem desonrar a Deus de forma rebelde até o tempo do fim, não poderá ser salvo.

2) Antes da referida citação (“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”), no mesmo contexto Ellen White está dando conselhos de como deve ser observado o Sábado. [Falando a Adventistas que conhecem a doutrina!] Isto nos mostra que ela está, na citação da pág. 23, tratando da importância de não relaxar na observância do mandamento, de não ser um transgressor voluntário.

Portanto, longe de ensinar a salvação pela Lei, Ellen White está exortando as pessoas de que rejeitar uma verdade depois de conhecê-la significa desonrar a Deus, o que levará à perdição. Também ela mostra que relaxar na observância do Sábado é errado, pois é uma afronta ao mandamento. Qualquer mandamento que seja desobedecido voluntariamente – sem que haja arrependimento – implicará em perdição. Isto não se aplica apenas ao quarto (Êxodo 20:8-11), que ordena a observância do Sábado: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10.

A obediência é uma evidência externa de uma santificação interna. Por isso, a guarda do Sábado, bem como a observância dos demais mandamentos, implicará em salvação eterna para aqueles que, em resultado da santificação efetuada por Cristo, são obedientes. A Sra. White está dizendo que a Lei é o resultado de um coração transformado e não o meio de salvação. Ela está em perfeita harmonia com Efésios 2:8-10:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Fonte: Na mira da verdade

Reflexão: Soldados Ativos




O Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem. 2 Timóteo 4:17

Decidam, não em sua própria força, mas na força e graça concedidas por Deus, que vocês consagrarão a Ele agora, sem deixar passar mais tempo, todo poder e toda habilidade. Então vocês seguirão a Jesus porque Ele o solicita, e vocês não perguntarão para onde, ou que recompensa lhes será dada. Tudo estará bem com vocês porque estarão obedecendo à ordem: “Segue-Me.” Sua parte é conduzir outros à luz através de esforços insistentes e fiéis. Sob a proteção do Líder divino, devem realizar e agir, sem hesitação por um só momento.

Quando vocês morrerem para o eu, quando se renderem a Deus para fazer o Seu trabalho, para deixar que a luz que lhes foi dada brilhe em boas obras, não trabalharão sozinhos. A graça de Deus está a postos para cooperar com cada esforço para iluminar os ignorantes e os que não sabem que o fim de todas as coisas está tão perto.

Mas Deus não realizará a obra em lugar de vocês. A luz pode até brilhar em abundância, mas a graça dada só converterá seu coração na medida em que ela os despertar para cooperarem com as providências divinas. O chamado é para que usem a armadura cristã e entrem no serviço de Deus como soldados ativos. O poder divino vai cooperar com o esforço humano para quebrar a magia do encantamento mundano que o inimigo lança sobre as pessoas. [...]

Deixem que o coração seja atraído em amor pelas pessoas que perecem. Obedeçam aos impulsos dados pelo Céu. Não entristeçam o Espírito Santo através da demora. Não resistam aos métodos de Deus para recuperar pessoas imersas em pecado. A todo homem, de acordo com suas várias habilidades, é determinada uma atividade. Façam o melhor, e Deus aceitará seus esforços (T8, p. 55, 56).

Cárdio Transformação



“Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles todo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.
Sabe o que isto pode estar lhe dizendo? Algo que muita gente não enxerga.
As pessoas não enxergam o que quero dizer porque o maior problema das relações humanas são a falta, ou a distorção, do amor. Como um coração de pedra poderá ter a capacidade de dar e receber amor, se está revestido de um material tão rígido? O amor precisa encontrar caminhos suaves, para conseguir ir e vir com suavidade. Ninguém jamais amou, ama ou amará absolutamente sem, antes, ter recebido amor. E é por isso que precisamos desesperadamente de Deus, pois Ele é a fonte do amor. Caso contrário, o amor acaba. Mas, no plano de Deus, quem dá amor sente-o mais do quem o recebe. Por outro lado, quando a única desculpa para não amarmos é o medo, devemos lembrar-nos de que Deus não é o originador do medo. Precisamos de Deus.
O que o verso postado acima quer dizer é que Deus tem um lindo plano para você. O Senhor tem um plano para cada um de nós. Olhe para o que Ele promete. Você se sente seco de amor? Seu coração está como aqueles solos arenosos, pedregosos, quentes, ásperos e enrijecidos, por falta de chuva? Escute o Senhor dizendo: “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles todo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”. É isto que o papai do Céu quer fazer com você. Ele quer encher o seu coração da fertilidade, da maciez e da suavidade do amor. Por que não aceitar?
O coração nunca explode por excesso de amor; mas, a escassez de amor pode fazer o coração secar-se até ficar sem vida e morrer. Sente necessidade de uma cárdio transformação? Sente que o seu coração está duro? Precisa de amor? Precisa ser uma pessoa mais amorosa? Beleza! Este é o primeiro passo, porque sentir-se insensível é um auto-sintoma da maturidade de alguém que possui uma grande sensibilidade. Só pelo fato de estar lendo esta mensagem, já temos uma evidência de que Deus está trabalhando no seu coração.
Leia a sua Bíblia diariamente. Assim como eu encontrei esse versículo maravilhoso, no qual nós estamos meditando, na Palavra de Deus, nas Escrituras Sagradas há muitas outras bênçãos reservadas. Todas elas para sua vida. Basta que você abra o Livro do Senhor e as busque ali.
“Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles todo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11:19).
Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.

Reflexão: O Dever de Testemunhar




Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra. Atos 1:8

Meu coração alegrou-se ao ver entre os conversos tantos moços e moças, com o coração enternecido e abrandado pelo amor de Jesus, reconhecendo a boa obra operada por Deus em prol de sua salvação. Foi realmente uma ocasião preciosa. “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10:10). [...]

É essencial que esses recém-chegados à fé tenham o senso de sua obrigação para com Deus, que os chamou para o conhecimento da verdade e encheu-lhes o coração de Sua sagrada paz, para que exerçam uma influência santificadora sobre todos aqueles com quem se relacionam. “Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor” (Is 43:10).

A cada um Deus confiou a obra de tornar conhecida Sua salvação ao mundo. Na religião verdadeira não há nada de egoísta ou exclusivo. O evangelho de Cristo é difusivo e dinâmico. É descrito como o sal da terra, o fermento transformador, a luz que brilha nas trevas. É impossível reter o favor e o amor de Deus e manter comunhão com Ele, não sentindo responsabilidade pelas pessoas pelas quais Cristo morreu, que se acham em erro e trevas, perecendo em seus pecados.

Se os que professam ser seguidores de Cristo deixam de brilhar como luzes no mundo, o poder vital se retirará deles, e se tornarão frios e sem espírito cristão. Estará sobre eles a fascinação da indiferença, um torpor de alma semelhante ao da morte, que farão com que sejam corpos mortos, ao invés de vivos representantes de Jesus. Todos devem levar a cruz e, com modéstia, mansidão e humildade de espírito, assumir os deveres que lhes foram dados por Deus, fazendo esforços pessoais em favor dos que os rodeiam, os quais necessitam de auxílio e luz.

Todos os que aceitarem esses deveres terão preciosa e variada experiência, seu próprio coração vibrará de fervor, e serão fortalecidos e estimulados, para renovados e perseverantes esforços a fim de desenvolver sua própria salvação com temor e tremor, porque Deus é quem neles efetua tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.

Perguntar pode Salvar



A igreja foi planejada por Deus para ser uma comunidade terapêutica para o corpo e alma, onde a pessoa de Cristo fluísse para os membros a fim de praticarem as bases da pureza e do amor genuíno. Por que então algumas igrejas falham e atender as reais necessidades daqueles que a procuram em busca de ajuda? Até quando ouviremos que a igreja mais se parece com uma geladeira, um depósito de enfermos ou outra coisa qualquer?
A esta altura uma pergunta deve surgir: Aonde se quer chegar ao se fazer uma descrição tão negativa da igreja?
A igreja que temos no momento não é o modelo sonhado por Jesus; entretanto ela é a igreja de Cristo. Apesar das suas cicatrizes, máculas e rugas, cremos na atuação renovadora do Espírito Santo conforme a promessa de Jesus: “… as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18
Betesda em hebraico significa, “casa de misericórdia”. “Neste local, possui um tanque, o qual tem cinco alpendres. Neste jazia uma multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados esperando o movimento das águas. Em certo tempo as águas deste tanque eram agitadas, e acredita-se comumente que isso era o resultado de poder sobrenatural, e que aquele que primeiro descesse a elas depois de haverem sido movidas, ficaria curado de qualquer enfermidade que tivesse” DTN 201.
A comparação é simples e pratica. Assim como em betesda se aglomerava uma multidão em prol de ajuda, a igreja também acolhe centenas de pessoas que procuram uma cura física e espiritual. Infelizmente muitos estão indo e vindo e não encontram a cura tão esperada. Isto ocorre pela insensibilidade, pela teologia egocêntrica onde o indivíduo deixa de compartilhar sentimento alheio. Voltam-se para soluções completamente isoladas como em nossas orações:“meu Deus”, “meu Senhor”, “salva minha vida”, “abençoa os meus planos”, ou em nossas canções “cuida de mim”, “meu pastor”, “meu Jesus”. Não que esteja errado tais afirmações, mas queremos ouvir também “nosso Deus”, “abençoa nossos planos” e assim por diante.
Isto tudo desemboca em atitudes insensíveis a ponto de não levarmos em consideração os problemas que cercam as pessoas.
Em betesda os enfermos identificavam-se apenas com suas dores, traumas e tristezas. Envoltas em si mesmas, esqueciam que ao seu redor, todos careciam de uma mesma ajuda. Fato comum entre nós cristãos. Estamos tão envolvidos com os nossos problemas que não enxergamos as enfermidades daqueles que ocupam o mesmo lugar, sábado, domingo, e quartas-feiras em nossas igrejas.
Uma Pergunta Misericordiosa
A bíblia relata a história de um homem que há 38 anos encontrava-se enfermo em betesda. Este, por sinal, é surpreendido por uma pergunta que lhe interessava: “Queres ser curado?” (João 5:5 e 6).
Esta pergunta parece absurda, ilógica diante desta situação. Entretanto, Jesus perguntara ao paralítico não para ter uma resposta e saber como proceder. Jesus em nenhum momento demonstrou ser desprovido de inteligência, pelo contrário aprendemos que todas as vezes que Jesus nos dirige uma pergunta, não é parta obter respostas e sim confissões.
Através de nossas perguntas, revelamos nosso interesse pelas pessoas, e em quais áreas estamos dispostos a exercer misericórdia.
Três fatores são extremamente importantes de entender, antes de se fazer qualquer pergunta:
1) Perguntar é Comprometer-Se
Comprometimento envolve sacrifício. Por esta razão, muitos não perguntam com medo das respostas que receberão, por que uma decisão deverá ser tomada: Cruzar os braços ou demonstrar ajuda em momento oportuno.
Infelizmente a maioria das pessoas, perguntam apenas por educação. Certa vez um colega encontrava-se arrependido ao perguntar para uma senhora se estava precisando de algum tipo de ajuda. Para a sua surpresa, ela lhe pediu que a levasse para o médico duas vezes por semana. Às vezes, é melhor não perguntar nada se não podemos ajudar.
Quando Jesus fez a pergunta para o paralítico se gostaria de ser curado, ele sabia que resposta oferecer. Nós temos medo por que se perguntarmos ao pobre sobre sua dificuldade teremos que lhe dar pão, ao sedento, a água; ao aflito, o consolo; ao desesperado, a esperança; ao solitário, a companhia; ao injustiçado, a solidariedade, e assim por diante. Evitamos as perguntas para evitar os compromissos.
2) Perguntas Sábias Exigem Respostas Sabias
Perguntar não só compromete, como implica sabedoria. Precisamos aprender a perguntar para soltarmos as amarras da indiferença, da distância, da mesmice e do formalismo de nossos irmãos. Sendo assim, as respostas irão além das palavras, descobrindo as emoções, os conflitos e as angústias que nossos irmãos estão vivendo. Desta forma assumiremos o nível da significação, onde nossas atitudes expressam o efeito característico de quem está cheio de misericórdia.
À medida que desenvolvemos a arte de fazer perguntas, passamos a compreender as reais necessidades das pessoas. Elas retiram as máscaras e a compreensão do problema envolvente serve para direcionarmos “respostas sábias”, com sensibilidade, a fim de atender as verdadeiras causas da dificuldade encontrada.
3) Perguntas Misericordiosas Exigem Respostas Transparentes
Uma das características mais marcantes do ser humano é esconder suas emoções. Muitas vezes, temos medo de demonstrá-las; especialmente quando se lida com casos que o julgamos extremamente delicados ou complicados. Porém, há necessidade de dar como resposta exatamente o que as pessoas querem ouvir: “Respostas Transparentes”. Explicando; quando se distorce a verdade com intuito de não magoar as pessoas, isto não ajuda em nada. Por quê? Não é preciso explicar muito para concluir que falsas respostas é o mesmo que mentira. Certamente aquilo que gerará desconfiança e afastamento.
Isso implica não só em dizer a verdade, por que em muitas vezes a verdade dói como se diz o adágio popular, mas quando se expressa à verdade com sentimentos de profundo apreço, o nível de satisfação ultrapassa as expectativas por ambas às partes.
Jesus – Um Poço De Misericórdia
O mestre nos ensina que mexer na ferida e não buscar solução é o mesmo que nada. Mas os passos que Jesus seguiu para ajudar o paralítico, é o mesmo que podemos usar para ajudar outros também. Perguntamos, e obtemos conhecimento do problema (João 5:6 e 7) e agora ajudamos a solucioná-lo. “Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda”.João 5:8
O exercício da misericórdia torna a igreja sadia. Nesse sentido a igreja precisa, em primeiro lugar, ter consciência do seu papel como agência distribuidora da misericórdia de Deus; em segundo lugar, aprender a exercitar a sensibilidade para descobrir as necessidades das pessoas, e em terceiro lugar, precisa da sabedoria divina para dar respostas de acordo com as necessidades das pessoas. “Confessai, pois o vossos pecados uns aos outros para serdes curados”. Tiago 5:16.
Mais informações:
Fábio dos Santos
Pastor do Distrito de Osório –RS (ASR)
Editor dos Blogs www.nistocremos.net e www.comiasd.com
Related Posts with Thumbnails