Anuciando Esperança Que em Breve Jesus Voltará

Tsunami na Oceania matou pelo menos 189 pessoas, segundo balanços oficiais


Foto aérea nesta quarta-feira (30) mostra os estragos provocados pelo tsunami em Hihifo, em Tonga. (Foto: AP)




Carros destruídos em porto de Pago Pago, em Samoa Americana, nesta quarta-feira (30). (Foto: AP)


O tsunami que atingiu a Oceania na terça-feira matou pelo menos 189 pessoas e deixou vários desaparecidos, segundo novos balanços divulgados nesta quinta-feira (30) pelos governos das regiões atingidas.

São 31 mortos no território de Samoa Americana, 149 em Samoa e 9 em Tonga. As autoridades dizem, no entanto, que cidades inteiras podem ter sido destruídas em ilhas mais afastadas, e que centenas de pessoas estão desaparecidas.

Em Samoa, um avião de localização faz voos em círculos sobre o mar, procurando corpos e atirando sinalizadores de fumaça para marcar a posição dos que são encontrados para que sejam recolhidos por um barco. Em uma hora, cinco cadáveres foram levados para a costa.

"Todo mundo está em estado de choque", disse à Reuters por telefone o deputado norte-americano Eni F. H. Faleomavaega, que chegou à Samoa Americana na noite de quarta. "Muitas famílias ainda estão em terrenos elevados. Elas não querem descer. Ainda temos tremores (por causa do terremoto que desencadeou o tsunami)."

O parlamentar disse que muitos sobreviventes não têm casas para onde ir e estão se abrigando em igrejas.

Um terremoto de magnitude 8, na terça-feira, provocou quatro violentos tsunamis que atingiram estas paradisíacas ilhas do Pacífico Sul. As ondas, com até 6 metros de altura, racharam casas ao meio e arrastaram pessoas para o mar, segundo sobreviventes.

"Temos mais corpos que estão sendo achados nos escombros, sendo escavados e trazidos para o hospital, de modo que esperamos que o número de mortos suba", disse David Bouslough no hospital principal de Pago Pago, capital da Samoa Americana.

Uma mãe assistiu horrorizada o momento em que seus três filhos, que brincavam na areia, foram arrastados pelo mar. Muita gente morreu esmagada por destroços soltos na inundação.

Dois contêineres refrigerados foram colocados no gramado atrás do hospital central de Apia, capital da Samoa independente, para servirem como necrotério improvisado. O necrotério "oficial" do hospital está lotado.

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de calamidade na Samoa Americana e liberou recursos federais para ajudar na recuperação.

Obama, que morou na Indonésia durante parte de sua infância, prometeu ajudar nos esforços de recuperação das áreas afetadas pelos tremores e pelo tsunami dos últimos três dias.

Em entrevista na Casa Branca, ele disse que as perdas de vidas em Samoa e Samoa Americana foram "terríveis". Obama prometeu dar "apoio total" do governo americano na recuperada.

As ondas chegaram no começo da manhã, quando muita gente ainda dormia, e invadiram as ilhas até uma extensão de 200 metros, dificultando a fuga.

Autoridades locais disseram a uma rádio da Nova Zelândia que 32 mil pessoas foram atingidas e que cerca de 3 mil ficaram desabrigadas.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails