Anuciando Esperança Que em Breve Jesus Voltará

Seria Errado Errar? 2a. Parte


O Que é a “GRAÇA de Deus”?
No meu artigo da semana anterior (Seria Errado Ter Fé), aprendemos que a fé é a ação de buscar o remédio que precisamos. A Bíblia mostra o exemplo de alguém que fez um bom uso desta chave, a fé (Gênesis 15:6 e Hebreus 11:8 e 17-19). Um dos textos bíblicos que melhor explica a fé de Abraão é Romanos 4.
Ali podemos ver que, pela fé, Abraão alcançou a GRAÇA (verso 16).
O Remédio é a “GRAÇA”. Ela nos dá acesso à salvação em Jesus. É a solução que esperamos para nossa mais profunda e inerente insatisfação com a vida que levamos. GRAÇA é com o que se sonha sem saber, porque pela GRAÇA sois salvos (Efésios 2:5 e 6). GRAÇA é o carisma de Deus em nos salvar; é dom de Deus (verso 8).
Parafraseando o dicionário, a GRAÇA é um presente nobre do Salvador, voltado para todos os crentes.

Mas Por Que se Chama GRAÇA?
Como procuramos ser pessoas esforçadas em quase tudo na vida, infelizmente tentamos também nos esforçar para alcançar o favor de Deus. Isto é um engano fatal. Paulo ensina que quando procuramos ser aceitos por Deus através de nossas ações, nos separamos de Cristo e decaímos da Sua GRAÇA (Gálatas 5:4). Ele censurou os gálatas porque tinham “ouvido alguns cristãos, especialmente de origem judaica, que obrigavam os crentes não-judeus a se submeterem à Lei de Moisés, particularmente ao rito da circuncisão e a outras tradições judaicas” para alcançarem a salvação (Gálatas 1:6-9). Não devemos receber em vão a GRAÇA de Deus (II Coríntios 6:1).
Imagine uma criança de 4 anos de idade trabalhando duro o dia todo para pagar aos seus pais todos os recursos, tempo e dedicação já recebidos, e para comprar deles todos os cuidados paternos que ela deverá receber nos próximos 13 anos. Com todo este esforço, quanto ela vai conseguir? NADA. E conseguir NADA faz alguma diferença? NADA que uma criança fizer de bom vai fazer com que seus pais, baseados em tal penitência, a amem mais, pois o amor deles já é completo e incondicional. Paulo disse que a salvação, sendo pela GRAÇA… não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Gálatas 2:8 e 9). NADA que você fizer poderá fazer com que Deus o ame mais. NADA que você deixar de fazer diminuirá um átomo do Seu amor por você.
Se você pagar 1 centavo por um carro 0km, o carro não foi de GRAÇA, ele custou 1 centavo. E, se é pela GRAÇA, já não é pelas obras; do contrário, a GRAÇA já não é GRAÇA (Romanos 11:6).
Um amigo meu, em uma situação de filho rebelde, estava no fundo do poço há mais de 5000km de distância da casa de seus familiares. Precisava de ajuda e ligou para sua irmã mais velha. A solução para ele seria comprar uma passagem e vir urgentemente para casa. Mas ele não tinha dinheiro. Então sua irmã mandou o dinheiro para que ele voltasse ao lar. A GRAÇA que nos liga a Deus é dada a nós pelo próprio Deus. Deus pode fazer-vos abundar em toda GRAÇA (II Coríntios 9:8). A GRAÇA de Jesus nos leva de volta para a casa do Pai.
Jesus Cristo, nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber GRAÇA pode fazer que estas dádivas sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus (Romanos 1:5 e 6; II Pedro 1:2). Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e GRAÇA sobre GRAÇA (João 1:16).
Se juntássemos tudo que desejamos obter e realizar, iríamos perceber que na realidade o que almejamos mesmo é a imortalidade, a plenitude, perfeição e a felicidade. Sabe o que é isto? É salvação. Para isto a GRAÇA existe. Ora, o Deus de toda a GRAÇA, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (I Pedro 5:10). Precisamos da GRAÇA porque ela tanto nos salva no presente (Efésios 2:8 e 9), quanto nos dá o passaporte para a vida eterna (Romanos 5:12 a 21).

Conclusão
Creio que a seguinte história ilustra muito bem o jeito gracioso que Deus tem para lidar conosco.

“Estava tarde quando deixei o escritório. Meu desejo de chegar em casa se traduzia em forte aceleração. Quando as luzes vermelhas e azuis apareceram piscando no meu retrovisor e eu encostei, um cuidadoso policial me explicou que eu precisava diminuir a velocidade. Admiti minha culpa e prometi obedecer ao limite da velocidade. Ele pareceu aceitar meu rogo genuíno, mas me deu uma multa caprichada, pra eu não esquecer nunca mais.
Ao sair, realmente respeitei o limite da velocidade naquela estrada. Mas aquilo não resolveu o problema da multa porque um oficial me deu uma intimação, de modo que compareci perante o juiz, o qual me perguntou que sentença eu julgava merecer. Eu disse: ‘Sou culpada, Meritíssimo, mas aprendi minha lição e imploro a misericórdia desta corte’.
Para minha surpresa, ele fez o que os juízes têm poder para fazer: Cancelou a multa, arquivou o caso e me deu todos os pontos da carteira. Saí do Fórum caminhando nas nuvens, pois sabia que tinha experimentado GRAÇA - perdão imerecido - sem ter que pagar nem fazer nada” .
Em algum momento, você desejou já ardentemente receber o amor de alguém, e não foi atendido? Há uma Pessoa que quer lhe dar DE GRAÇA este amor, sem que precise chamar a atenção dEle para você. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a GRAÇA de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos GRAÇA sempre que precisarmos de ajuda (Hebreus 4:16 BLH). Fonte:advir.com

Pr. Valdeci junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails